Listamos 3 maneiras de fazer o bom uso da tecnologia na educação:
Auxilia, de forma lúdica, o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, além de possibilitar o contato com diferentes realidades e estimular a tolerância e o respeito às diversas opiniões e culturas.
Poderá levar ao isolamento social, sedentarismo, diminuição do rendimento escolar, dificuldades em estabelecer relações e em casos mais graves, quando está instalada a dependência da internet, poderá surgir sintomatologia ansiosa e/ou depressiva.
Realizar uma pesquisa sobre o uso da internet pelos estudantes pode fornecer pistas interessantes. Investigar, por exemplo, qual o tempo destinado às tecnologias, quais os sites e as redes sociais mais frequentados, a natureza dos jogos preferidos etc.
Como usar a tecnologia na sala de aula? Descubra aqui!
Auxiliar na melhoria do desempenho dos alunos: ampliando a sala de aula para fora do horário e do ambiente escolar, e melhorando, inclusive, a produtividade na lição de casa. 7. Estimular alunos a aprenderem e a ensinarem: aumentando, também, o diálogo com a família, em casa, sobre os assuntos vistos em aula.
As inovações desenvolvidas pelo jovem de 21 anos vêm permitindo que as empresas automatizem rapidamente seus processos gerenciais e se adaptem as novas regras do mercado que impõe cada vez mais exigências quanto a realização de tarefas online e interação entre colaboradores de forma remota.
A covid-19 lançou a humanidade em um estado de angústia, ansiedade e depressão. Ao mesmo tempo, acelerou o uso de ferramentas, como a inteligência artificial, capazes de ajudar na detecção precoce dos distúrbios psiquiátricos.
A escola pode disponibilizar um plantão online para que os alunos tirem suas dúvidas de casa, por exemplo. Além disso, os educadores podem incentivar a utilização da internet para pesquisas, ou mesmo para a interação em grupos e redes sociais que contribuem com a construção do conhecimento em conjunto.
Esse episódio lamentável mostra como é preciso orientar os jovens quanto ao uso de celulares, de videogames e principalmente da internet - uma das grandes paixões da moçada. A relação dos jovens com a tecnologia é o último tema da série Desenvolvimento Juvenil.
Por fim, a tecnologia também dá a oportunidade para que você também possa fazer a diferença. Iniciativas como a Call for Code que quer ajudar a resolver problemas globais urgentes com soluções sustentáveis de software, colocam o poder da mudança nas suas mãos.
Enfatizar que grandes projetos (e mesmo pequenos avanços na construção da personalidade) só se concretizam com esforço e persistência é mais um dos desafios na relação dos jovens com o mundo virtual. "Refletir é a melhor forma que o ser humano dispõe para reorganizar seus conhecimentos e entender as próprias emoções", finaliza Vanessa.
Entretanto, embora não tenha mudado o comportamento dos jovens, a tecnologia trouxe novos espaços e ferramentas para as manifestações típicas dessa fase da vida. A internet e os games, por exemplo, permitem a experimentação de papéis sociais, ampliam o leque de relações interpessoais e o contato com informações, ...
Como formatar o iPhone e não perder as Fotos?
Como saber se a minha redação está boa?
Onde colocar a luz para fotos?
O que fazer para não perder a fé?
Como saber se sou visual cinestésico ou auditivo?
Qual é a origem da palavra arte e o que significa?
O que acontece quando não paga empréstimo bancário?
Como não perder a qualidade das fotos no Facebook pelo celular?
Quem pode ser declarado como dependente no IR 2021?
Como não perder as oportunidades da carreira?
Qual o melhor tipo de milho de pipoca?
Como postar vídeo com qualidade no TikTok?
O que são verbos defectivos pessoais?
O que fazer para evitar alergia da gilete?
Como saber se eu sou uma pessoa ruim?
O que fazer para não perder neurônios?