O diafragma é um músculo estriado esquelético que separa a cavidade abdominal da torácica e é o principal responsável pela respiração nos seres humanos. Está presente em todos os mamíferos e em algumas aves.
Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. ... O diafragma e os músculos intercostais se relaxam, subindo o diafragma e baixando as costelas. Isso faz com que haja diminuição do volume da caixa torácica, forçando o ar a sair dos pulmões.
O diafragma é um músculo estriado esquelético, em formato de cúpula. Podemos caracterizá-lo como o assoalho da cavidade torácica e o teto da cavidade abdominal.
Quando o diafragma se contrai e se move para baixo, a cavidade torácica se expande, reduzindo a pressão dentro dos pulmões. Para equilibrar a pressão, o ar entra nos pulmões. Quando o diafragma relaxa e volta para o lugar, a elasticidade dos pulmões e da parede torácica empurra o ar para fora dos pulmões.
A respiração é controlada pelo sistema nervoso autônomo ou neurovegetativo, através um centro nervoso localizado na região do bulbo (tronco cerebral). Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).
Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é, ou pode ser, controlada pelo sistema nervoso.
O diafragma é um músculo que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal e exerce papel fundamental na respiração. Veja mais sobre essa estrutura.
Diafragma Paralisado: Um trauma nos nervos frênicos, câncer de pulmão ou linfonodo, traumatismo ou trauma cirúrgico no diafragma, certas condições da medula espinhal e doenças neuropáticas podem enfraquecer ou paralisar o diafragma (um ou ambos os lados).
As duas cavidades separadas pelo diafragma se comunicam graças a três aberturas do próprio diafragma, chamadas de hiatos diafragmáticos, que permitem a passagem de certas estruturas, como o esôfago, a aorta e vasos e nervos.
Uma aponeurose (entrelaçamento dos tecidos fibrosos brancos com uma ampla área de fixação, tomando o lugar dos tendões nos músculos planos), o tendão central forma a superfície superior central do diafragma.
O que leva uma pessoa a ter meningite?
Porque minha garganta fecha a noite?
Qual o ansiolítico mais seguro?
Quais são as funções do Estado?
Como esterilizar a primeira chupeta?
Como ocorre a escolha do árbitro ou dos árbitros?
Quais os sintomas que uma grávida sente no primeiro mês?
Qual é o século da Idade Moderna?
Como registrar CAT sem atestado?
O que significa o óleo 10w 40?
Quais as características do superego?
Como está o meio ambiente hoje em dia?
Qual a definição de ausência jurídica?
Quanto tempo para perna fica definida?