O superego tem três objetivos: inibir (através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados (consciência moral); forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional); conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras (ideal do ego).
O que é o Superego:
Superego é o aspecto moral da personalidade do indivíduo, de acordo com a Teoria da Psicanálise de Sigmund Freud. O superego é responsável por “domar” o Id, ou seja, reprimir os instintos primitivos com base nos valores morais e culturais.
O Superego, por sua vez, diria algo como: Nem pensar! Você já bebeu mais do que o suficiente, não vai trabalhar bem amanhã e seu chefe vai perceber. Você sabe que ele já não gosta muito de você.
Superego – elemento estrutural psíquico
Tem sua formação pela introjeção dos conteúdos (superegóicos) advindos dos pais, e começa a se constituir com a resolução dos conflitos edípicos da fase fálica, a partir de cinco ou seis anos.
O Superego se desenvolve a partir do Ego e consiste na representação dos ideais e valores morais e culturais do indivíduo. O Superego atua como um “conselheiro” para o Ego. Isto porque o alerta sobre o que é ou não moralmente aceito, segundo os princípios que foram absorvidos pela pessoa ao longo de sua vida.
18 curiosidades que você vai gostar
O ego é a instância principal e exerce múltiplas funções, pois vai, por um lado, comunicar com o id (mundo pulsional) e, por outro, com o mundo exterior e tem de fazer a ponte entre o interior e o exterior e manter o equilíbrio entre as três estruturas existentes.
O que é ID, ego e superego?ID. O ID está relacionado aos instintos e é totalmente inconsciente. Essa estrutura é formada pelos impulsos, instintos e desejos. ... Ego. O ego é racional e controla os instintos. ... Superego. É a moral e os valores.
O superego forma-se após o ego, durante o esforço da criança de introjetar os valores recebidos dos pais e da sociedade a fim de receber amor e afeição. ... O superego nem sempre é consciente, muitos valores e ideais podem ser despercebidos pelo eu consciente.
Freud elabora a teoria do superego a partir de observações clínicas. Essa teorização ocorre quando ele se depara com um ego coagido por algo que o faz agir como se estivesse sendo censurado, observado, criticado e, algumas vezes, mortificado.
O que significa perder o jogo?
Como colorir com lápis de escrever?
Quem descobriu o óxido nitroso?
Quantas cartas têm em um jogo de poker?
Como é que se joga o jogo da minhoca?
Como se faz multiplicação de potência?
Como se joga o jogo de tabuleiro objetivo?
Qual o objetivo do jogo Flag Football?
Como se organiza os municípios?
Como lidar com os pensamentos disfuncionais?
Como se organiza antes e depois do trabalho?
Como verificar o GPS do celular?
Como identificar componentes de uma placa?
Como testar a vibração do controle no PC?
O que é acolhida no serviço social?