Resiliência, autoconfiança, criticidade, resolução de conflitos, criatividade, comunicação eficiente e construção de relações saudáveis ao longo da vida são alguns dos inúmeros benefícios de trabalhar a autonomia desde a infância.
Quais são os benefícios da autonomia na educação infantil? O desenvolvimento da autonomia na infância colabora com uma série de aspectos na evolução dos pequenos. Com a dose certa de independência, o crescimento se torna mais saudável e a criança adquire aprendizados que serão úteis pelo resto da vida.
A autonomia, segundo o mesmo referencial curricular é “a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro”.
Para favorecer a autonomia, as relações de cooperação são fundamentais. Portanto, o ambiente deve inspirar, desde cedo, o exercício do respeito mútuo, a discussão de regras e a resolução não violenta dos conflitos diários.
Com a homologação da BNCC, que determina os direitos de aprendizagem e as competências a serem desenvolvidas, através dos campos de experiência, garantindo à criança da Educação Infantil, que através de interações e brincadeiras ela aprenda e, assim, desenvolva autonomia em suas ações.
19 curiosidades que você vai gostar
A autonomia também é fundamental para uma formação integral, que é outro compromisso da BNCC, pois somente o acúmulo de informações não oferece as habilidades essenciais para o aluno atuar na sociedade, como: Reconhecer-se em seus contextos histórico e cultural. Comunicar-se de forma assertiva. Ser criativo.
Isso significa incentivar e desenvolver a capacidade da criança para fazer as coisas por si mesma, por iniciativa própria, sem nenhuma pessoa por trás de certas ações. Esse desenvolvimento ocorre de forma sequencial e gradativa, ou seja, não se pode dar autonomia total, a princípio, e sim aos poucos.
Por isso, vamos mostrar 4 coisas que você pode fazer na volta às aulas para incentivar a autonomia no seu filho.Deixe que ele organize sua própria rotina. ... Dê liberdade de escolha. ... Dê responsabilidades ao seu filho. ... Deixe que ele lide com frustrações.
Por exemplo, se alimentar, escolher uma roupa, ir de um lugar para outro e manter a higiene são atividades básicas de sobrevivência que aprendemos para ter autonomia pessoal, e são incentivadas desde a infância por nossa família para que um dia possamos ser responsáveis por nós mesmos.
Qual o benefício do losartana?
Quais são as 4 fases da intervenção federal?
Qual o melhor tipo de resolução?
O que significa o olho do Boruto?
O que é lesão aguda e crônica?
Quais são as principais ideias de Wallon?
Qual é o motor Gol G4 1.0 8V Flex?
Como converter uma string em data C#?
Qual a importância do treinamento resistido?
Quais os fatores e facetas avaliadas na BFP?
Como fazer a classificação de livros?
Quantos quilos o Superman pode levantar?
Quanto ganha um psicólogo hospitalar concursado?
Como acessar o empregador web com certificado?
Qual era a função do clero no feudalismo?
Quais são as fases de um tratado?