A gonartrose nem sempre tem cura, mas é possível diminuir a dor, aumentar a amplitude dos movimentos, melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do paciente com o tratamento que pode ser feito com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e com sessões diárias de fisioterapia, que deve ser iniciada o quanto antes.
Para prevenir a artrose é necessário adotar hábitos saudáveis e qualidade de vida, com uma alimentação balanceada, controlando o peso que evita a sobrecarga nos joelhos e praticando exercícios que contribuem para a prevenção da doença, como caminhada, natação, ginástica e andar de bicicleta, por exemplo.
Recomendações gerais: É importante que o indivíduo com artrose mantenha boa saúde geral, elimine os fatores de risco, como o excesso de peso corporal, preserve uma boa força muscular e, acima de tudo, reconheça a sua própria responsabilidade no controle do tratamento.
A gonartrose (artrose dos joelhos) é a artrose mais comum. Tem causa principalmente primária e afeta mais mulheres após a meia idade. Classicamente, inicia-se pelo compartimento medial, o que suporta mais carga, não raro evoluindo para uma deformidade em varo dos joelhos que chama bastante a atenção.
A gonartrose é uma doença degenerativa e progressiva. Não há cura, independente da idade. O que existe são medidas para aliviar a dor e retardar a progressão do desgaste. Quando se encontra em estágio avançado há indicação de substituição da articulação pela prótese (artroplastia).
Os principais medicamentos utilizados para tratar a artrose são:
É importante fazer exercícios e adotar uma alimentação saudável: quanto mais músculos a pessoa tiver, mais estabilizada será a articulação, e com isso, menor será a sobrecarga óssea e articular.
Atualmente, a artrose não tem cura, mas os tratamentos visam à redução da dor e manutenção do movimento articular. O ideal é associar medicamentos e exercícios físicos com acompanhamento de um fisioterapeuta ou profissional de educação física para que não haja mais danos às articulações.
Conheça 6 formas de evitar dores articulares
Os termos osteoartrose do joelho ou gonartrose são ambos sinónimos e referem-se ao desgaste da cartilagem do joelho. Contudo, de uma forma geral, o termo mais utilizado é simplesmente artrose. A gonartrose pode afetar apenas um, ou então, ambos os joelhos (gonartrose bilateral).
Contudo, de uma forma geral, o termo mais utilizado é simplesmente artrose. A gonartrose pode afetar apenas um, ou então, ambos os joelhos (gonartrose bilateral). Quanto à sua causa ou etiologia, a gonartrose pode ser classificada como primária ou secundária.
O diagnóstico da gonartrose é realizado com uma boa história clínica do paciente e exames de imagem, como a radiografia. Em situações específicas, o médico poderá solicitar exames adicionais, como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética.
Existem alguns fatores de risco relacionados ao surgimento da gonartrose: fatores genéticos; idade avançada; problemas nas estruturas das articulações; alterações de metabolismo; traumas; obesidade; entre outros. O diagnóstico da gonartrose é realizado com uma boa história clínica do paciente e exames de imagem, como a radiografia.
A intervenção do fisioterapeuta no paciente com gonartrose é de grande importância pois visa a melhora na qualidade de vida e assim influencia diretamente na funcionalidade, bem-estar e auto estima do indivíduo. O que é Gonartrose?
O que é uma palavra no plural?
Como Formatar o cartão de memória do celular para NTFS?
Como é feita a divisão de bens entre Meio-irmãos?
Como mudar o sistema operacional da Smart TV Philips?
Quais são as doenças que não produza incapacidade laborativa?
Como identificar a aliteração?
O que significa Corpo gestos e movimentos?
Como se deve preencher um cheque?
Como faço para beber 2 litros de água por dia?
Como conservar verduras já cortadas?
Como esta dividido o reino unido por distritos?
Quantos quilos perde fazendo caminhada?
Qual é o significado de gírias?