Aliteração é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de som. Ela se caracteriza pela repetição sonora de consoantes.
A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais. Observe os exemplos abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.” Note a repetição do fonema /b/.
O que é Aliteração:
A repetição de alguns fonemas numa determinada frase pode ser de difícil pronúncia. Exemplo: “O rato roeu a roupa do rei de Roma” ou “Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes”.
Repetição dos sons consonantais
A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva disposta estrategicamente no verso poético ou na frase. Essa repetição não é aleatória. Trata-se, portanto, de um recurso estilístico muito utilizado principalmente pelos escritores da literatura brasileira.
Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.
40 curiosidades que você vai gostar
Aliteração e Assonância
Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: Aliteração: “O pato pateta pintou o caneco” (Vinícius de Moraes) – repetição das consoantes “p” e “t”. Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.
A assonância é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas vocálicos, especialmente em sílabas tônicas, para inferir um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto. Trata-se de um recurso linguístico muito utilizado em poemas ou letras de música, mas também pode ocorrer em textos em prosa.
Para dar maior expressividade ao texto, usa-se como recurso a aliteração, figura que busca sugerir sons. Os recursos linguísticos podem ser manipulados para imprimir uma maior expressividade ao texto, por isso, relacionam-se a diversos aspectos da língua: morfológico, sintático, semântico e fonológico.
Veja exemplos que mostram a diferença entre uma figura de som e a outra: “Chove chuva, chove sem parar” — No verso da música de Jorge Ben Jor, temos destaque nas consoantes “ch”, por isso, a figura de linguagem é a aliteração.
Como os egípcios contribuíram para a matemática?
Qual a função da textura em um desenho ou pintura?
Quantas calorias tem 2 colher de sopa de feijão?
Como está o meio ambiente do Brasil?
Como acabar com as dividas e sair do vermelho?
O que é um município de pequeno porte?
Quem é o autor do crime no concurso de pessoas?
O que é Active Directory Windows Server 2003?
Como limpar sofá Suede bege claro?
Qual a dosagem máxima de diazepam?
Como abreviar 1 milhão de reais?
Qual a diferença entre a resina acrílica quimicamente ativada e a Termoativada?