A partir daí, elas constroem referenciais que as orientam em relação a aproximar-se ou distanciar-se de determinados pontos, por exemplo. Corpo, Gestos e Movimentos refere-se a um campo de experiências que dialoga com todos os outros e se complementa por meio de ações intencionalmente organizadas.
Segundo a BNCC, através do campo de experiência do corpo, gestos e movimentos, as crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções do seu corpo. Com isso, elas desenvolvem, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que oferece risco à sua integridade física.
O corpo possibilita a criança apreender e explorar o mundo, estabelecendo relações com os outros e com o meio, de forma a se descobrir. Assim, acredita-se que sejam necessárias práticas pedagógicas na educação infantil que beneficiem o espaço de expressão através de suas experiências com o movimento.
A BNCC deixa clara a importância do Corpo, Gestos e Movimento quando estabelece que, na primeira etapa da Educação Básica devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: expressar, conhecer-se, brincar, participar, conviver e explorar.
O corpo deve ser entendido não somente como algo biológico e orgânico que possibilita a visão, a audição, o movimento, mas é também um lugar que permite expressar emoções. A criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.
20 curiosidades que você vai gostar
A habilidade EF01CI02 consiste em: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades, expressando-se por meio de diferentes linguagens.
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
É de fundamental importância para a criança promover a construção da sua própria identidade e autoimagem, mediante o conhecimento do seu corpo, desenvolvendo assim capacidades motoras básicas como rolar, andar, correr, pular, dançar, rasgar, recortar, ter noção de cuidados com o seu corpo, adotando hábitos de higiene, ...
O que é um espaço montessoriano?
Como montar meu próprio negócio de vendas de pneus?
Qual tinta usar para pintar letras em MDF?
Qual é a hierarquia do Exército?
Tem como mudar a genética do cabelo?
Como funciona a hibernação de um urso?
Como funciona a garantia do serviço?
Como funciona uma graduação Semi-presencial?
O que significa perguntar o preço?
Como funciona a hipoteca da Caixa?
Que tipo de tinta se usa para pintar bambu?
Como pintar os lábios passo a passo?
Porque a descarga tem dois botões?
O que significa quando o aparelho é homologado pela Anatel?