Gestão de conflitos é uma área ligada à gestão empresarial, que se responsabiliza pela conciliação entre duas ou mais partes com interesses opostos, a fim de alcançar uma solução vantajosa para todos os envolvidos.
9 dicas para lidar com gestão de conflitos no ambiente de...
A gestão de conflitos serve para equilibrar os impasses, evitando problemas nos relacionamentos e na produtividade. Assim, as discussões passam a ser saudáveis e direcionadas ao sucesso do negócio.
Quais são os passos para a boa administração de conflitos?
“O conflito é um desacordo e, em geral, as pessoas entram em conflito por divergência (incompatibilidade) de valores, necessidades, opiniões e desejos de uma ou de ambas as partes” (ZAPAROLLI, 2009).
O conflito permite: Descobrir o que há a fazer. Descobrir onde estou e expressá-lo ao outro. Encontrar uma solução nova que possa satisfazer as necessidades das duas partes.
Um líder com capacidade para mediar conflitos deve agir de maneira íntegra, trabalhando em busca de uma pacificação através da convergência de interesses. Ele deve atuar negociando com as partes envolvidas, no intuito de eliminar o clima de disputa de posição, dando lugar a um clima mais cooperativo.
Abaixo, você pode conhecê-las:
Portanto, com a gestão de conflitos, as disputas podem ser eliminadas, bem como os problemas pessoais entre os colegas. Desse modo, é importante trabalhar na promoção de uma comunicação sem ruídos para que os desentendimentos entre os colaboradores se tornem cada vez mais raros.
Ajudam a manter o nível de motivação necessário para a busca de inovações e mudanças; Ajudam a identificar a estrutura de poder e as interdependências da organização; Auxiliam na delimitação das fronteiras entre indivíduos e grupos, fornecendo senso de identidade.
A gestão de conflitos é parte fundamental para que a empresa cresça saudável. ... Entende-se por gestão de conflitos uma área da empresa que é responsável pela administração de conflitos entre colaboradores, ... A gestão de conflitos também traz como benefício o aumento da motivação e do desempenho profissional dos colaboradores.
Não há como fazer uma boa gestão de conflitos sem apurar todos os fatos inerentes à situação conflituosa. Portanto, nesta primeira etapa, é de extrema importância buscar entender quais são os fatos em torno do conflito, bem como sua natureza e os principais envolvidos. Ouça todas as partes e seus diferentes pontos de vista e pratique a empatia.
Observe como acontecem os conflitos em três ângulos diferentes: por estruturação: quando há alguma falha no fluxo de trabalho ou na política da empresa ou ainda por falta de controle em mudanças; por comportamento: quando aparece algum funcionário com algum problema emocional ou conduta abusiva ou ainda percepção muito distinta entre colaboradores;
Saber gerenciar os conflitos de uma empresa pode trazer grandes vantagens, inclusive, a transformação de um problema dessa natureza em uma grande oportunidade de crescimento, evitando que se torne mais complexo e maior com o passar do tempo.
Quais são os Padrão de beleza do Japão?
Quanto um psicólogo ganha nos Estados Unidos?
O que faz a agricultura familiar?
Quem era o ministro da Economia de Lula?
Qual celular Motorola tem bússola?
Para que serve a serra circular?
O que um brasileiro precisa para morar em Portugal?
Quais as causas do baixo peso?
Quais os tipos de saúde mental?
Como ficou a educação no Brasil com a expulsão dos jesuítas?
Como adicionar banco de dados Java?
Como os argentinos tratam os turistas brasileiros?
Como perder a pele do corpo depois do emagrecimento?
Qual o limite diário de saque na caixa?