Traduzido de inglês-
Como já dissemos, a maioria dos casos aparecem em cachorros com idades entre as 6 semanas e os 6 meses de idade, e a doença apresenta taxas de mortalidade bastante elevadas- cerca de 30%.
“A parvovirose é uma doença viral causada pelo parvovírus, que acomete principalmente os cães filhotes e adultos não vacinados e debilitados”, explica a Dra. Renata Alves, médica-veterinária da clínica Seres, unidade Alto da Boa Vista, em São Paulo.
Parvovirose canina, ou também conhecida como Parvo vírus canino, é uma doença altamente contagiosa e muito comum em cães, seu principal sintoma é a diarreia acompanhada de sangue.
Para o manejo de parvovirose canina, a internação para fluidoterapia é um dos aspectos principais. Uso de antieméticos, antiácidos, protetores de mucosa, antibióticos, probióticos, analgésicos, antiespasmódicos, manejo nutricional e imunoglobulina Y complementam o tratamento.
28 curiosidades que você vai gostar
Tratamento caseiro
Caso o profissional oriente, é possível preparar um soro caseiro para oferecer ao cachorro. Esse soro deve ser feito com 1 litro de água mineral, meia colher de chá de bicarbonato, 1 colher de chá de sal, 3 colheres de açúcar e o suco de meio limão.
Em um período de 10 a 14 dias, ocorre a replicação que visa a destruição das células intestinais e das vilosidades. Os sintomas passam a desaparecer em um período de 5 a 10 dias após o aparecimento – quando há sucesso no tratamento.
Os sintomas da parvovirose
Além da diarreia com fezes líquidas, sangue e um odor fétido característico – tido como um dos mais clássicos sinais da doença – os vômitos, a febre alta e a gastroenterite (inflamação das mucosas do estômago e do intestino) também fazem parte do conjunto de sintomas da parvovirose.
KIT TESTE RAPIDO PARVOVIROSE AG CX C/ 10 TESTES (SWAB RETAL) BIO EASY ALERE. R$ 484,52 R$ 469,98 à vista.