Acredita-se que um aliado para o tratamento das desordens do sono seja o triptofano (TRP), que por sua vez, é um aminoácido precursor da melatonina e serotonina.
Como tomar Triptofano? A quantidade média para manter boas concentrações de triptofano vai de 500mg-1.5g ao dia. O horário mais comum de uso é antes de dormir, pois uma parte do aminoácido participa da produção de melatonina, ajudando na indução do sono e sua qualidade.
A relação entre triptofano e sono
A melatonina é um hormônio que auxilia a regular o ciclo do sono e da vigília. Por sua vez, a serotonina proporciona sensação de relaxamento que contribui para acalmar a mente. Como visto, o triptofano tem responsabilidade na produção de ambos hormônios e, por isso, ajuda a dormir.
Uma boa recomendação é realizar o consumo nos momentos em que sentir vontade de comer doces. No entanto, também indica-se tomar pela manhã, logo depois de acordar, ou à noite, antes de dormir, com o intuito de melhorar a qualidade do sono.
Quanto tempo leva para o triptofano fazer efeito? O tempo para que o triptofano comece a agir pode variar de acordo com a resposta individual de cada organismo, desde seu estado de saúde geral até a dose.
37 curiosidades que você vai gostar
Recomenda-se nunca exceder a dose diária máxima de 3000 a 5000 mg. A ingestão de 3 gramas é mais que suficiente para melhorar o humor. Para melhorar a qualidade do sono, recomenda-se tomar triptofano pouco antes de dormir.
A dose de l-triptofano varia de acordo com o problema a tratar e a idade, devendo, por isso, ser sempre orientada por um médico ou nutricionista. No entanto, as orientações gerais indicam: Estresse e hiperatividade infantil: 100 a 300 mg por dia; Depressão e distúrbios do sono: 1 a 3 gramas por dia.
A grande vantagem do uso do triptofano em relação aos remédios usados para dormir é que a melatonina é um composto presente no organismo que não causa dependência e pode ser obtido de maneira natural.
Contraindicações e efeitos colaterais
O excesso de triptofano pode causar efeitos colaterais como azia, dor de estômago, enjoos, vômitos, gases, diarreia, perda de apetite, tonturas, dores de cabeça, boca seca, fraqueza muscular e sonolência excessiva.
Qual a diferença entre os pilares de concreto armado moldados in loco e os Pré-moldados?
Qual objetivo de uma não conformidade?
Qual a altura mínima para ingressar na EPCAr?
Quando um advogado pode ser processado?
Qual é a medida do concreto para laje?
Qual a diferença entre o padrão 568A e 568B?
Quais os sinais de alteração do pescado?
Qual a melhor proporção para fotos?
Qual a melhor província do Canadá para brasileiros?
Qual a lei que trata da inclusão de pessoas com deficiência?
O que fazer quando o nobreak não liga?
São considerados equipamentos de movimentação mecânicos?
Onde ocorre a reabsorção de água no intestino?
Qual a estrutura do parecer social?
Quais os 4 tipos primitivos de dados para as variáveis?