Amoral – desconhece e descumpre a moral. Imoral – conhece e descumpre as regras. Antiético = aético – descumpre regras éticas ou virtudes, dentro do campo de um código profissional.
A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Dessa forma, uma pessoa antiética é aquela que vai contra tudo que um grupo ou organização faz.
Imoral é tudo aquilo que contraria o que foi exposto acima a respeito da moral. Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade. Amoral é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética.
O termo amoral (desprovido de moral; sem noção de moral; sem julgamento moral) não significa o mesmo que imoral, que designa aquele ou aquilo que é contrário à moral e aos bons costumes; devasso; indecente; vergonhoso.
Veja alguns exemplos a seguir:difundir informações mentirosas ou difamatórias sobre um colega;ofender alguém a respeito da religião, gênero, cor, etnia, orientação sexual etc.;não honrar contratos, pagamentos e entregas nas relações com clientes e fornecedores;trocar influência por favores sexuais ou financeiros;
44 curiosidades que você vai gostar
O sujeito amoral é aquele que desconsidera as regras ou normas morais, já o sujeito imoral é aque- le que conhece as regras ou normas, mas é contra elas.
Amoral é, por exemplo, aquele que, involuntariamente, como acontece na incapacidade mental, não reconhece nem pratica os princípios morais estabelecidos, e que são reguladores da vida em sociedade. - Como psiquiatra, devo preservar um juízo amoral sobre o que me é contado pelos pacientes.
Uma pessoa "amoral" é aquela que não tem o senso de moral de uma determinada comunidade (moral é sempre ligado aos costumes de um povo específico - ex: o que é dentro da moral para o índio, como andar nú, não o é para os "civilizados").
Quando um ato pode ser considera imoral? ... Para que o ato possa ser considerado moralmente bom deve partir de um princípio bom, ser executado com instrumentos (meio) bons e direcionar-se para um fim bom. Portanto o começo o meio e o fim devem ser mantidos pelo mesmo norte: o bem.
Qual é a importância do conhecimento empírico?
Qual é a importância da derivada?
Qual a diferença entre existe e há?
Como alinhar referências à esquerda no Word?
O que faz parte da crosta terrestre?
O que a marca de Caim fez com Dean?
Como se veste um promotor de Justiça?
Qual o prazo para atualização o Cadastro Único?
Quais exames de sangue de rotina para homens?
Qual a origem do homem da Meia-noite?
Quais as empresas que exploram petróleo no Brasil?
Qual a natureza jurídica dos embargos Monitórios?
Qual o maior produtor de erva-mate do Brasil?