Reprodução dos Musgos Os musgos apresentam plantas masculinas ou femininas, são dióicos. O musgo masculino produz os anterozóides (gameta masculino) que através da água alcançam o arquegônio. Dentro do arquegônio, um anterozóide fecunda a oosfera (gameta feminino), formando um zigoto (2n).
A reprodução dos musgos ocorre através dos esporos, que possuem atuação como sementes, em que uma estrutura denominada de esporófito é a responsável pela produção de esporos.
Pertencente ao grupo das briófitas, o musgo é uma pequena planta que não possui caule ou raízes, razão pela qual ele é facilmente aplicável em vasos e arranjos. Além de servir de ornamento, ele ainda ajuda a manter a umidade da terra, diminuindo a quantidade de regas necessárias.
Não, pois elas são briófitas em si, ou seja, não são uma fase, e sim o ser completo.
Caindo em locais úmidos, cada esporo germina e origina um filamento semelhante a uma alga, o protonema. Do protonema, brotam alguns musgos, todos idênticos geneticamente e do mesmo sexo. Outro protonema, formado a partir de outro esporo, originará gametófitos do outro sexo e, assim, completa-se o ciclo.
A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura. ... O esporófito é diploide e produz, por meiose, esporos, que originam um indivíduo ou conjunto de células haploide, denominado gametófito.
O protalo da samambaias contém estruturas onde se formam anterozoides e oosferas. No interior do protalo existe água em quantidade suficiente para que o anterozoide se desloque em meio líquido e "nade" em direção à oosfera, fecundado-a. Surge então o zigoto, que se desenvolve e forma o embrião.
O corpo do musgo é formado basicamente de três partes ou estruturas: rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente; cauloide - pequena haste de onde partem os filoides; filoides-estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese. Estrutura das briófitas
Os musgos são plantas eretas; as hepáticas crescem "deitadas" no solo. Algumas briófitas vivem em água doce, mas não se conhece nenhuma espécie marinha. Para explicar como as briófitas se reproduzem, tomaremos como modelo o musgo mimoso. Observe o esquema abaixo.
Os musgos não possuem órgãos, entretanto no gametófito, estrutura duradoura dos musgos, existem estruturas análogas aos órgãos das plantas, chamadas de: rizoide, filoide e cauloide.
Como estudar de graça no SENAI?
Como se inscrever Senac cursos gratuitos?
Qual o tamanho de um coelho normal?
Qual o procedimento correto para se testar uma ponte retificadora?
Como é realizado o casamento comunitário?
Como se calcula a área da superfície de um prisma?
O que é hipocalcemia em bovinos?
Como ocorre o processo de hidrogenação das gorduras?
Como fazer cálculo de multiplicação no Excel?
Como a hiponatremia pode ocasionar lise celular?
Quais as etapas da oxidação de ácidos graxos?
Como acontece a ignição nos motores a diesel?
O que pode causar a hipotrofia?
Como ocorre o processo Aterogenico?
Qual a importância da sustentabilidade na agricultura familiar?