A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H). Nesse tipo de ligação, os elétrons dos átomos são compartilhados.
A molécula de água é formada por duas ligações covalentes O - H, sendo H - O - H sua fórmula estrutural. O átomo de oxigênio possui seis elétrons na camada de valência, portanto são necessários mais dois elétrons para que ele atinja estabilidade eletrônica.
A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.
Ligação covalente molecular de dois átomos de Cloro (Cl).
A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.
32 curiosidades que você vai gostar
Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: eis a fórmula da água.
Na fórmula eletrônica da água, os elétrons da última camada do oxigênio são simbolizados por pontos e os de hidrogênio por “x” ao redor do símbolo do elemento. Assim, a água deve ser representada por: H ∙∙ O ∙∙ H.
I) Ligação simples – um par de elétrons compartilhado pelos dois átomos. A molécula de água tem duas ligações simples. II) Ligação dupla – dois pares de elétrons compartilhados. III) Ligação tripla – três pares de elétrons compartilhados.
Íons são formados quando uma espécie eletricamente neutra perde ou ganha elétrons. Se há perda de elétrons, o íon gerado é positivo, sendo chamado de cátion. Se há ganho de elétrons, o íon gerado é negativo, sendo chamado de ânion.
As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.
Ligação de Hidrogênio
É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos. Um exemplo de ligação de hidrogênio ocorre na molécula de água (H2O) nos estados sólido e líquido.
Como a molécula de água apresenta no seu átomo central 4 nuvens eletrônicas e há 2 átomos do mesmo elemento (hidrogênio) ligados a ele, ela é polar.
Determinar a polaridade a partir da relação entre nuvens eletrônicas e ligantesSe o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar;Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.
b) Eletrônica: essa fórmula indica os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos, e também os elementos e o número de átomos envolvidos. É conhecida também como fórmula de Lewis. Exemplo: H• •O• •H (água).
Para montar uma fórmula estrutural, é fundamental saber a quantidade de elétrons que cada átomo necessita para alcançar a estabilidade. Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação.
A água é uma substância formada por hidrogênio e oxigênio, de fórmula H2O, ocupando 3/4 da superfície da Terra. Alguns professores de química, para confundir os seus alunos utilizam o nome "científico" da água que é: monóxido de diidrogênio. Se se deparar com esse nome saiba que é água.
Nos países latinos a tradição de escre- ver OH2 de nada valeu. Passou-se a escrever H2O. Nos países anglo-saxónicos, os quími- cos estão tão habituados a escrever OH- que até procuram justificar o não cumprimento da regra I-4.6.2 com uma simples nota justificativa acerca de um exemplo, apresentado com outro propósito.
As transformações de estados físicos da matéria NÃO causam mudanças das características ! A água por exemplo continua sendo H2O esteja no estado líquido, sólido ou gasoso !!
A ligação iônica consiste na união de íons com cargas de sinais contrários, mediante forças eletrostáticas. Ocorre com a transferência de elétrons de um átomo para outro, formando cátions (íons positivos) e ânions (íons negativos), que se atraem mutuamente.
QuímicaEscreve-se sempre primeiro o cátion e depois o ânion;Visto que todo composto iônico é eletricamente neutro, as cargas individuais dos íons não precisam ser escritas;Os números em subscrito que aparecem do lado direito de cada íon indica a proporção entre os átomos do cátion e os do ânion.
Logo, o composto que não realiza ligação iônica é o HCl, pois a ligação ocorre entre o hidrogênio e o cloro que é um ametal, portanto, ligação covalente.
Os átomos de Nitrogênio apresentam a capacidade de interagir entre si, mas isso ocorre entre apenas dois átomos de Nitrogênio, resultando no chamado Nitrogênio molecular. Entre os átomos de Nitrogênio, temos a presença de uma ligação tripla (uma sigma e duas pi).
Como promover meu Instagram de graça?
Como manter o botox no cabelo por mais tempo?
Como se justifica o acento grave em à noite?
Como configurar o controle do DVD LG?
Como saber quem é quem do BTS?
O que se deve ter em uma praça?
Como promover a inovação na empresa?
Como é que se vê se um iogurte está estragado?
Como saber se o fusível de vidro queimou?
Como sei que meu leite está empedrado?
Como saber se o iogurte tem probióticos?
Quais os iogurtes que contém probióticos?
Quando o jejum intermitente não funciona?
Como restaurar backup no Xiaomi?
Como recuperar conta no Spirit fanfics?
Como restaurar as letras do teclado?
Como são as raízes do Cipreste Italiano?
Como desbloquear contato da caixa de spam Gmail?
Como eu faço para desbloquear a senha da Nota Fiscal Paulista?