O correto é dizer: pessoa cega ou pessoa com deficiência visual; pessoa surda ou pessoa com deficiência auditiva, pessoa com deficiência mental; pessoa com deficiência física; pessoa com hanseníase.
ALUNO COM DEFICIÊNCIA
É a maneira mais adequada para se referir genericamente aos estudantes com deficiência. NÃO USE: Não fale “aluno de inclusão”: a escola deve incluir a todos. Também é errado falar aluno normal, o que sugere que a deficiência é anormal. Diga aluno ou pessoa sem deficiência.
Tendo isso em mente, o termo mais adequado e amplamente aceito hoje é Pessoa com Deficiência, que foi oficializado pela Lei Brasileira de Inclusão em 2015.
Durante a conversa, não é necessário falar mais alto, a menos que ela o solicite; Utilize com naturalidade termos como cego, ver e olhar. Os cegos também os utilizam; Procure não limitar a pessoa cega mais do que a própria cegueira o faz, impedindo-a de realizar o que sabe, pode e deve fazer sozinha.
6 dicas para ajudar uma pessoa com deficiência visual sem pagar...Não “force” uma ajuda. ... Evite andar sobre o piso tátil. ... Evite ficar no celular enquanto anda. ... Identifique-se ao falar com uma pessoa cega ou com baixa visão. ... Ofereça lugar no transporte coletivo.
24 curiosidades que você vai gostar
Ao andar com uma pessoa cega, deixe que ela segure seu braço. Não empurre ou puxe: pelo movimento de seu corpo ela saberá o que fazer. Ao auxiliar a pessoa cega a atravessar a rua, pergunte-lhe antes se ela necessita de ajuda e, em caso positivo, atravesse-a em LINHA RETA, senão ela poderá perder a orientação.
42. pessoa normal. TERMO CORRETO: pessoa sem deficiência; pessoa não-deficiente. A normalidade, em relação a pessoas, é um conceito questionável e ultrapassado.
Na medicina, o termo “surdo” é utilizado quando a pessoa com surdez é diagnosticada com surdez profunda, quando é leve ou moderada ainda persiste o termo Deficiente Auditivo. Já na Comunidade Surda, o surdo é aquele que é usuário de Libras e pertence a tal.
CadernoReconhecimento do outro: Use toques e voz suaves ao se comunicar com a criança que tem deficiência visual, aproximando sua face do rosto dele para que ela possa percebe-lo e toca-lo.Conhecendo o próprio corpo: Auxilie a criança a conhecer o próprio corpo com toques enquanto nomeia cada parte tocada.
PCD (Pessoa com deficiência): Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, esta é a forma correta de se denominar aqueles que possuem qualquer tipo de deficiência, na medida em que não impõe qualquer tipo de discriminação, preconceitos ou barreiras denominativas, que transmitam uma ...
Nesse contexto deve estar disponível ao aluno com deficiência visual a prancheta com reglete para escrita em Braille, a máquina de escrever em Braille, e a ferramenta de maior destaque na interação do deficiente visual com o mundo, o computador, que deve ser acoplado ao Dosvox, um programa totalmente brasileiro.
Identificar os sinais luminosos que existem no ambiente de trabalho, para que sejam acompanhados por sinais sonoros; Implantar software com sintetizadores de voz nos computadores; Realizar adaptações na construção do Site da empresa, permitindo o acesso dos seus colaboradores e clientes externos.
É essencial sua instalação próxima a escadas ou elevadores, por exemplo. Já o piso tátil direcional auxilia na locomoção independente das crianças deficientes visuais. Importante ressaltar que os pisos devem ser instalados nas áreas internas, dentro da escola, e também nas calçadas ao redor.
O método denominado de Braille, que permite que um deficiente visual possa ler e escrever, através de um código de 6 pontos, foi inventado por Louis Braile. ... - A escrita manual do Braille é feita pelo avesso e de forma espelhada.
As pessoas que fazem parte da comunidade se identificam como surdas, enquanto as que não pertencem a ela são chamadas de deficientes auditivas.
O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”. Ensina que “quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço”.
Pessoa Muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “Mudez" não está relacionada com a "surdez". São minoria os surdos que também são Mudos.
Mudo: Se refere à pessoa que não fala ou perdeu a capacidade de falar, que não emite sons. Mudinho: Diminutivo da palavra “mudo”, mas soa pejorativa, não acha? Surdo: Se refere à pessoa que não ouve ou ouve pouco. Surdo-Mudo: São duas deficiências distintas.
Também não devemos utilizar o termo “deficiente”, pois o termo isolado ressalta apenas uma das características que compõem o indivíduo, ao contrário da expressão “pessoa com deficiência”, que mostra-se mais humanizada ao ressaltar a pessoa à frente de sua deficiência, valorizando-a independentemente de suas condições ...
As deficiências enquadradas na Lei de Cotas são:1 – Deficiência Auditiva. ... 2 – Deficiência Visual. ... 3 – Deficiência Física. ... 4 – Deficiência Intelectual. ... 5 – Deficiência Múltipla: ... 6 – Autismo na Lei de Cotas.
Ao conversar com uma pessoa cega, fale sempre diretamente com ela, e NUNCA por intermédio de seu companheiro. A pessoa cega pode ouvir tão bem ou MELHOR QUE VOCÊ; NÃO EVITE as palavras “ver” e “cego”: use-as sem receio; Ao afastar-se da pessoa cega, AVISE-A PARA QUE ELA NÃO FIQUE FALANDO SOZINHA.
Monteiro (2004) explica que o tato, olfato, audição e habilidades motoras permanecem intactas nas pessoas com deficiência visual, no entanto, seja ela cega ou com baixa visão, é preciso despertar e trabalhar com os outros sentidos, para que se evitem defasagens no comportamento cognitivo e psicomotor.
Para tornar essa comunicação acessível a pessoas com deficiência visual há que se ter em conta a necessidade de alguns ajustes visuais para auxiliar pessoas com baixa visão e a acessibilidade das informações aos leitores de tela, usados por parte das pessoas com baixa visão e por pessoas cegas.
Exemplo: bancos de concreto, pilastras, muros e mesmo guias elevadas que obrigam a pessoa a seguir para outra direção; Nos elevadores de locais públicos, todos os botões e comandos devem conter orientação em braile. Outro ponto importante: a partir do segundo andar, o elevador deve apresentar comunicação auditiva.
Sentar o aluno a uma distância de aproximadamente um metro do quadro negro na parte central da sala. Evitar a incidência de claridade diretamente nos olhos da criança. Estimular o uso constante dos óculos, caso seja esta a indicação médica. ... Adaptar o trabalho de acordo com a condição visual do aluno.
O que significa a palavra nômades?
O que é assimetria informacional?
O que ocorreu a partir da década de 1970 com a revolução informacional?
A organela envolvida na silicose é?
De acordo com o texto por que tratamos mal as pessoas?
Tipos de formulas condensadas?
Qual o significado de angariados?
Em relação as curvaturas da coluna vertebral?
O que que tem numa fazenda que começa com a letra C?
Quando o Mar Vermelho se fechou faraó morreu?
Quais as vantagens e desvantagens do biogás?