Os artrópodes (Filo Arthropoda) são animais invertebrados que apresentam grande sucesso evolutivo, sendo estimada a existência de cerca de um bilhão de bilhões de espécies (1018) diferentes vivendo no planeta.
A independência da água fez com que os artrópodes ocupassem outros nichos que ainda não tinham sido explorados. O desenvolvimento de apêndices articulados também foi importante para o sucesso evolutivo desses animais. ... Dessa forma, os artrópodes poderiam se locomover melhor e alcançar diferentes ambientes.
Os primeiros artrópodes (Filo Arthropoda) surgiram a mais de um bilhão de anos, nos mares do Pré-Cambriano e, a partir de um provável ancestral único e exclusivo, estes animais passaram por uma enorme irradiação evolutiva, ocupando atualmente os mais variados ambientes no planeta.
Importante conquista evolutiva dos artrópodes, o exoesqueleto (do grego, exos, fora) é uma estrutura rígida que recobre o corpo desses animais total ou parcialmente, conferindo proteção aos órgãos internos e suporte à musculatura.
Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).
33 curiosidades que você vai gostar
Eles apresentam simetria bilateral, o corpo é segmentado, as suas extremidades são articuladas, além de contarem com um exoesqueleto quitinoso e resistente, que lhes confere proteção. Esses animais estão classificados em cinco grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.
A principal característica que diferencia os astrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Foi essa característica que deu o nome ao grupo, pois a expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação", e podos, "patas".
Os moluscos têm simetria bilateral, são triblásticos e possuem celoma, uma novidade evolutiva em relação aos nematelmintos.
Os apêndices articulados, com o tempo, tornaram-se especializados. Assim, atualmente, há apêndices relacionados com a locomoção, defesa, alimentação, função sensorial e reprodução. A presença desses apêndices articulados, corpo segmentado e exoesqueleto contribuíram para o sucesso do grupo.
Estes foram um dos primeiros a apresentar sistema digestivo completo, ou seja, possuem boca, cavidade digestória e ânus. Contudo, a serpente-do-mar, representante de uma das 5 classes, ainda possui o sistema incompleto, um resquício evolutivo!
Os artrópodes se reproduzem de forma assexuada, ou seja, com gametas que maioria das vezes possuem sexos separados. A maior parte desses animais realiza fecundação interna, mas alguns deles, como crustáceos, realizam fecundação externa.
Sua enorme capacidade adaptativa permitiu que sobrevivessem praticamente em todos os ambientes, são os animais com maior sucesso na colonização de habitats terrestres (RUPPERT; BARNES, 2005).
Muda ou ecdise é um processo que ocorre em artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento. Esse processo é essencial, pois esses invertebrados apresentam um esqueleto externo, o que impossibilita um crescimento contínuo.
Entre as principais características que garantem o sucesso dos insetos, está a presença de exoesqueleto, comum a outros artrópodes, presença de asas que garantem o voo, ovos resistentes e desenvolvimento indireto, o que garante que adultos e jovens não apresentem competição por recursos.
Uma explicação para o sucesso dessa classe está na presença de algumas características como olhos compostos – que garantem a formação de uma imagem mais completa, assim como a presença de asas que permitiram a colonização de diversos ambientes e também a metamorfose, uma transformação que permitiu a adaptação máxima ao ...
Os artrópodes são fonte de alimento direto para muitos anfíbios, peixes, mamíferos, aves e répteis. Vários desses invertebrados têm papel relevante para a vida de diversas espécies vegetais, especialmente os da ordem Hymenoptera – abelhas, vespas e formigas.
Cite e discorra sobre o principal fator que permitiu com que o Filo Arthropoda se tornasse o mais diversificado do planeta. A presença de um esqueleto externo, o exoesqueleto, permitiu com que os artrópodes conquistassem os mais diferentes ambientes.
Em Saúde Pública é dada maior importância aos vetores, isto é, aos artrópodos capazes de transmitir agentes infecciosos. O combate a esse grupo de artrópodos visa, fundamentalmente, a prevenir a trans- missão de doenças a eles relacionadas.
Classificação dos artrópodes→ Insetos. As abelhas são exemplos de insetos. ... → Aracnídeos. A aranha é um exemplo de aracnídeo. ... → Crustáceos. A lagosta é um exemplo de crustáceo. ... → Quilópodes. A lacraia é um exemplo de quilópode. ... → Diplópodes. O embuá é um exemplo de diplópode.
Características gerais dos moluscos
Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.
Novidades Evolutivas: - celoma - sistema circulatório (qual é a vantagem?) São triblásticos, protostômios e possuem simetria bilateral; Novidades Evolutivas: - celoma - sistema circulatório (qual é a vantagem?) para a região dorsal do corpo.
Todos os moluscos possuem corpo mole, não segmentado, simetria bilateral e são protegidos geralmente por uma concha calcária. ... É uma característica exclusiva dos moluscos.
Todos os artrópodes possuem o corpo dotado de vários segmentos e apêndices articulados, como patas e antenas, que possibilita movimentos. Essa é a sua característica diagnóstica (identifica e diferencia os artrópodes dos outros) e que dá o nome ao grupo, do grego arthros: articulação e podos:pés.
Nos crustáceos, o exoesqueleto é ainda mais rígido pois contém substâncias calcárias. Como outros artrópodes possuem o corpo segmentado e apêndices articulados. Por outro lado, o que diferencia os crustáceos de outros artrópodes é a quantidade de apêndices: geralmente são cinco pares de patas e dois pares de antenas.
Os insetos possuem um par de antenas e três pares de pernas; os diplópodes, representados pelos piolhos-de-cobra e os quilópodes (lacraias e centopéias) possuem corpo cilíndrico e várias patas. ... Respondendo à pergunta-título: sim: todo inseto é artrópode, mas nem todo artrópode é inseto!
Como emitir Darf de DCTF em atraso?
Como imprimir em preto exceto por uma camada ou cor no AutoCAD?
Como gerar PDF preto e branco no AutoCAD?
Como promover a segurança do paciente?
Como funciona o Profundimetro?
Como ganhar um debate Schopenhauer?
Como usar o superfosfato simples?
Como instalar o Silverlight no Safari?
Pode cortar a flor do lírio-da-paz?
Para que serve o cravo-de-defunto?
Como cortar as folhas do pau d'água?