O balanço consolidado nada mais é do que a somatória das demonstrações contábeis entre companhias de um mesmo grupo empresarial, que podem ser ou controladoras ou controladas.
De forma bastante prática: Consolidar os balanços de várias empresas consiste em somar os saldos das contas contábeis semelhantes, dos balanços patrimoniais das empresas controladora e suas controladas, e eliminar os saldos das contas que representam transações entre elas.
O balanço consolidado nada mais é do que a consolidação de todos os investimentos de uma empresa controladora. Ele é exigido pela CVM para que os investidores possam ter uma análise fiel da situação financeira da empresa.
De acordo com a norma devem ser eliminados “os valores dos investimentos da controladora em cada controlada e o correspondente valor no patrimônio líquido da controlada”, bem como “os saldos de quaisquer contas decorrentes de transações entre as entidades incluídas na consolidação”.
Para consolidação de duas ou mais empresas, deve-se somar os balanços, porém deve-se excluir dessa soma as contas que as empresas tem em comum, ou seja, se uma empresa da consolidação vende para outra da mesma consolidação, essa operação no balanço consolidado nao deve exister, sendo assim, deve-se excluir a operação ...
8.1.1 – Demonstrações Contábeis Consolidadas são aquelas resultantes da agregação das demonstrações contábeis, estabelecidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, de duas ou mais entidades, das quais uma tem o controle direto ou indireto sobre a(s) outra(s).
Conforme o padrão internacional, e ao contrário do que ocorria na regra contábil brasileira, o lucro líquido consolidado de uma empresa inclui o resultado que pertence aos acionistas minoritários de controladas. ... "Ele abrange o lucro referente a todo patrimônio que está sob controle da empresa da controladora", diz.
Consiste na consolidação de balanços o ato de combinar as demonstrações financeiras de uma empresa e suas subsidiárias. Desta forma, é possível avaliar a saúde geral do grupo inteiro, ao invés de avaliar cada empresa separadamente.
Com tanta facilidade, a contadora afirma que não precisa mais esperar o fechamento do exercício para apresentar o balanço consolidado, o que traz muito mais eficiência e agilidade ao seu trabalho: “Eu estou economizando tanto tempo para montar um balanço consolidado, que agora eu consolido praticamente todos os meses”, conclui.
Com o Balanço pode-se estabelecer comparações claras relativamente, aos competidores mais directos e a objectivos pré-definidos; detectar eventuais desvios entre o desempenho estimado e o real, e ainda pode servir de base a projecções sobre o seu desempenho futuro.
O Balanço é um documento de base financeira, documento contabilístico que expressa a situação patrimonial de uma empresa, em determinada data.
Como se descobre a fórmula molecular?
O que o cliente oculto avalia?
Como saber o nome do meu anjo da guarda na Umbanda?
Quem é o representante legal de uma empresa?
Como saber quem é o vendedor do Mercado Livre?
Como podemos acompanhar os gastos públicos e contribuir para o bom uso do dinheiro?
Qual mecanismo de ação dos antifúngicos?
Como descobrir quem é o dono de um site?
Como o clima da Terra mudou com o tempo?
Onde ver o resultado da perícia do INSS?
Como respeitar o tempo do outro?
Qual o melhor app para saber quem deixou de seguir no Instagram?
Como saber o proprietário de um imóvel pelo endereço?
Como saber quantas vezes a pessoa viu meu stories do Facebook?
Como ver quem viu minha publicação no LinkedIn?
Como consultar o responsável pelo condomínio na Receita Federal?
Como saber quem viu seu Story no Facebook e não é meu amigo?