A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.
Zé Gotinha é um personagem brasileiro criado para as campanhas de vacinação contra o vírus da poliomielite com o objetivo de tornar o evento mais atraente para as crianças.
Os americanos foram saudados com uma boa notícia em abril de 1955: as autoridades de saúde anunciaram que a primeira vacina contra a poliomielite (também conhecida como pólio ou paralisia infantil) estava pronta para ser utilizada.
A paralisia é uma circunstância que envolve uma perda de função de músculo no corpo que pode ser acompanhado da perda sensorial, igualmente referida como a perda de sentimento.
O diagnóstico da poliomielite deve ser suspeitado sempre que houver paralisia flácida de surgimento agudo com diminuição ou abolição de reflexos tendinosos em menores de 15 anos. Os exames de liquor (cultura) e a eletromiografia são recursos diagnósticos importantes.
O personagem ganhou até mesmo uma família e foi usado na campanha da rubéola para adultos e na vacinação contra o vírus Influenza, para idosos.
O personagem Zé Gotinha já é um velho conhecido dos brasileiros, desde a década de 1980, quando o mascote foi criado para encorajar as crianças na hora de se vacinar contra a poliomelite.
Durante os primeiros testes de segurança da IPV, entre maio de 1953 e março de 1954, Salk administrou a vacina, ainda experimental, em mais de 5.300 indivíduos (participantes), incluindo ele mesmo, sua esposa e seus três filhos.
A causa da paralisia infantil é a contaminação com o poliovírus, que pode ocorrer pelo contato oral-fecal, quando não se foi devidamente vacinado contra a poliomielite. As sequelas da paralisia infantil estão relacionadas com o comprometimento do sistema nervoso e, por isso, pode surgir:
Como a poliomielite é um vírus, sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa, igual às doenças respiratórias, principalmente pelas secreções da boca de pessoas doentes. Então, a tosse, o espirro e o cuspir ao falar são coisas que transmitem o vírus da paralisia infantil.
Saiba mais sobre as principais sequelas da paralisia infantil. A melhor forma de prevenção da paralisia infantil é tomar a vacina contra a poliomielite: Bebês e crianças: a vacina é feita em 5 doses. Três são dadas com intervalo de dois meses (2, 4 e 6 meses de idade) e o reforço da vacina feito com 15 meses e 4 anos de idade.
A paralisia pode ocorrer se uma parte do cérebro que controla músculos específicos é danificada durante uma lesão na cabeça grave. O dano ao lado esquerdo do cérebro pode causar paralisia no lado direito do corpo e danos no lado direito do cérebro podem causar paralisia no lado esquerdo do corpo. Leia mais sobre lesões graves na cabeça.
O que precisa em um canteiro de obras?
Como montar o campo harmônico menor?
Como identificar obras de arte?
Como mandar indireta Pro Crush?
Como convidar pessoas para reunião no zoom?
Como mandar mensagem para alguém na Twitch?
Qual o crime da pirâmide financeira?
Como enviar uma mensagem para vários celulares ao mesmo tempo?
Como enviar um convite do Spotify?
Como faço para mandar currículo para BRF?
Qual melhor produto para limpar pedra portuguesa?
Como mandar uma mensagem direta?
Como pedir desculpas para alguém pelo Whatsapp?
Como é feito ultrassonografia de aparelho Urinario?