quais são os critérios para identificarmos uma obra de arte
Aplicativos como Shazam, por exemplo, reduziram a segundos as antigas incessantes buscas para descobrir o nome e o artista de uma determinada canção que esteja tocando – e um novo aplicativo agora estende esse enorme prazer da música para as artes plásticas.
Verifique a parte de trás da tela. Em alguns casos, as informações sobre a pintura -- como o título, o ano em que foi criada e o nome do artista -- são impressas na parte de trás. Se o trabalho é emoldurado, retire o papel de suporte de proteção -- você pode encontrar embaixo o nome do artista impresso.
Observe as linhas. Avalie se são suaves e leves como as pinturas de Renoir, ou escuras e fortes. Olhe como o artista as usou, por exemplo, Van Gogh usou-as para mostrar as correntes de vento em noite estrelada, enquanto Munch as utilizou em “O Grito”, para exibir ondas sonoras.
Como descobrir o autor, a data, o tema retratado, sem dispor de outra informação além da própria imagem? Pois bem, é possível descobrir utilizando o Google Images e selecionar a pequena câmera no lado direito do botão de busca (conhecida como Pesquisar por imagens).
São as principais:
Vários fatores influem no preço final, mas os mais importantes são a qualidade da pintura (entram aqui o talento do artista e sua capacidade técnica), a representatividade da obra em relação à época em que foi produzida (não necessariamente obras antigas são mais valiosas), o estado de conservação (alguns quadros ...
Inclinação da assinatura:
Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada.
Textura, forma, cor. Estes três elementos, que utilizam os pintores, são imprescindíveis para terminar de compreender a força expressiva da obra. Nenhum deles têm significado por si próprios, mas ao serem utilizados dentro do contexto de uma obra, lhe aferem de sentido.
Para saber se uma pintura a óleo é verdadeira, confira se sua superfície apresenta relevos ou ondulações criadas pela tinta. Uma obra com bastante textura tem grandes chances de ser autêntica. Por outro lado, se a superfície da obra for completamente plana, trata-se de uma reprodução.
Para saber se uma pintura em aquarela é autêntica, incline um pouco o papel e olhe bem para as pinceladas. Caso o papel pareça mais áspero perto das pinceladas principais, talvez você esteja com uma obra de arte original nas mãos.
Se a pintura aparecer entre os resultados da busca, talvez você tenha descoberto um item valioso. Se você não sabe o nome do quadro, procure pela descrição. Por exemplo, você consegue encontrar a pintura O menino azul, de Thomas Gainsborough, buscando pelos termos “pintura”, “menino” e “azul”.
Observe as linhas. Avalie se são suaves e leves como as pinturas de Renoir, ou escuras e fortes. Olhe como o artista as usou, por exemplo, Van Gogh usou-as para mostrar as correntes de vento em noite estrelada, enquanto Munch as utilizou em “O Grito”, para exibir ondas sonoras.
Qual o melhor calçado para quem tem problema no joelho?
Quanto a NET cobra para mudar de endereço?
Qual a diferença de munição e cartucho?
Quem pode ser beneficiário em um plano coletivo empresarial?
Como é feito o pagamento PayPal?
Como é feito o cálculo de juros sobre juros?
Precisa da autorização da mãe para fazer exame de DNA?
Quanto tempo uma multa cai no sistema?
Quanto ganha um Gerente de conta do Sicredi?
Quantos serviços de cuidados paliativos existem no Brasil?
O que acontece se o réu não concordar com a desistência da ação?