São cinco as vogais: a, e, i, o, u. As vogais são fonemas (sons) formados pela passagem de ar vinda dos pulmões, a qual passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. As vogais são representadas graficamente pelas letras A, E, I, O e U.
Vogal
Do ponto de vista fonético-fonológico, consoante é um fonema pronunciado com a interrupção do ar feita por dentes, língua ou lábios. Já a vogal é um fonema pronunciado com a passagem livre do ar pela boca.
As vogais são os sons que se pronunciam com a via bucal livre. ... No primeiro caso, produzimos a série das vogais anteriores (ou palatais): /é/, /ê/, /i/, / /, / /. No segundo caso, a das vogais posteriores (ou velares): /ó/, /ô/, /u/, /õ/, / /. E no terceiro, as vogais centrais: /a/, /ã/.
São sete os fonemas vocálicos na língua que, com base no parâmetro da altura, podem ser assim distribuídos: uma vogal baixa, /a/, como em casa; quatro vogais médias, sendo duas média-baixas /ɛ, ɔ/, como em bela e bola, e duas média-altas /e, o/, como em dedo e doce; e duas vogais altas, como em fila e fumo.
Vogal alta , Fon : vogal que, considerando-se a posição da língua, é produzida com a elevação do maxilar e, consequentemente, da língua, o máximo possível em direção ao palato. São elas / i / e / u /, como em mito e luto.
Som Oral quer dizer som produzido pela boca. A, E, I, O, U são sons orais, como dizem os senhores gramáticos.
São cinco as vogais nasais: α, e, i, o u. Escuta e tenta imitar. Irmã, canta, ambos. Lento, vento, lembro.
No alfabeto português, são chamadas de consoantes: B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z .
Consoantes são fonemas que encontram obstáculos para serem pronunciados. As consoantes são: / B /, / C /, / D /, / F /, / G /, / J /, / K /, / L /, / M /, / N /, / P /, / Q /, / R /, / S /, / T /, / V /, / W /, / X /, / Z /. ...
Tradicionalmente, havia apenas cinco vogais na língua portuguesa (a e i o u) e dezoito consoantes. Essa situação sofreu alteração com a entrada das letras k, y, w no alfabeto português: O w é uma vogal quando representa o som [u] e uma consoante quando representa o som [v].
Modo de pronúncia das vogais: Oralizadas: quando a corrente de ar sai dos pulmões e passa pela boca. Exemplo: á gua. Nasalizadas: quando a corrente de ar sai dos pulmões e passa pela boca e pelo nariz. Exemplo: m ã e. 2. Posição da língua na boca ao pronunciarmos a vogal: Média.
Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto. As vogais (do latim vocalis) são sons que quando produzidos, não há impedimento na passagem do ar. São classificadas de acordo com: A parte da boca em que o ponto máximo da língua de determinada vogal é pronunciada determina sua zona de articulação .
Além disso, há outra diferença importante entre vogais e consoantes: uma vogal sozinha consegue formar uma sílaba, mesmo sem a presença de uma consoante. Já uma consoante sozinha não consegue formar uma sílaba, necessitando obrigatoriamente da presença de uma vogal na sílaba. Classificação das vogais