A limpeza deve ser feita periodicamente com pano úmido e detergente (http://www.limpardistribuidora.com.br/…/categoria_2150-2152…). Nunca utilizar produtos químicos e abrasivos nas lareiras e nos queimadores, pois eles podem danificar permanentemente sua lareira e queimador.
álcool etílico
A lareira ecológica deve ser abastecida com álcool etílico ( 92° ) líquido , derivado de cana-de-açúcar ou derivado de cereais, encontrados no comércio varejista, mais conhecido como etanol, ou com Fluídos desenvolvidos especialmente para uso em lareiras ecológicas.
Em geral nos projetos das lareiras, fica uma “CAIXA DE AR” no nicho onde o queimador é colocado. É recomendável que se coloque por dentro da “caixa” uma manta cerâmica ou cinasita, para evitar transferência de calor com as áreas adjacentes à base.
Hoje em dia já é possível acender a lareira ecológica sem grandes esforços, apenas com álcool, sendo o mais indicado o álcool 92,8º na forma líquida. Este álcool possui em sua composição 92,8% de Etanol e apenas 7,2% de água, se tornando o mais indicado para gerar combustão e queima adequada.
A lareira ecológica fica acesa enquanto tiver álcool no queimador, o que deve durar entre 2 a 4 horas. Depois, o ideal é esperar que o fogo se apague completamente. Mas, se quiser apagar antes, dá pra fechar a tampa sobre o queimador com segurança.
Outros cuidados
Utilizado para aquecer água, esse tipo de aquecedor oferece grandes riscos de intoxicação. “Dependendo do equipamento, se não tiver com a manutenção em dia, pode emitir monóxido de carbono”, alerta a bombeiro. Por não ter cheiro, o monóxido de carbono é extremamente perigoso.
Lareiras compostas de aço inox são indicadas por apresentarem maior resistência a altas temperaturas. Na hora da utilização da lareira é preciso estar atento ao tipo de álcool que deve ser utilizado.
Uma lareira pequena consegue manter aquecido um ambiente com cerca de dez metros quadrados. Na hora de comprar a sua lembre-se de escolher um modelo proporcional ao ambiente em que será colocada, assim ela não aquece demais nem de menos; Design e estilo: as lareiras ecológicas possuem design moderno e valorizam qualquer ambiente da casa;
Além de serem simples de instalar, as lareiras ecológicas não exigem tubo exaustor, como lareiras à gás menores. Por conta da baixíssima produção de fumaça, são ideais para apartamentos. O material de queima, que é o álcool, pode ser encontrado em qualquer mercado, e tem baixo custo.
Limpar a lareira é, talvez, mais importante do que possa imaginar. Sabia que deixar o seu equipamento sujo pode levar à formação de gases nocivos e odores desagradáveis que comprometem o funcionamento seguro da sua lareira e o escoamento de toda a fumaça?
Pois bem, os especialistas dizem que limpar a lareira e a chaminé deve ser uma tarefa levada a cabo duas vezes por ano – de preferência antes da época do frio e depois do fim dela. Isto, para além das limpezas rotineiras que devem ser feitas, após cada uso. Quer tomar nota do passo-a-passo?
O que é efeito colateral funcional?
Quais são as vantagens e as desvantagens do trabalho informal?
Qual o uso da pomada Nebacetin?
Como descobrir o número da minha conta do Banco do Brasil?
Qual a melhor cirurgia para diabetes?
Quantos km uma volta na lagoa?
Qual é a capital do Império Persa?
É possível pedir pensão alimentícia retroativa?
Como escrever kanji no meu computador?
Qual a composição do Loratamed?
Qual melhor aplicativo para perguntas e respostas?
Qual o comprimento de um perfil I?
Como saber o valor do ITBI de um imóvel?
Como funciona a empreitada do pedreiro?
Como saber o tamanho ideal da piscina?
O que é esterilização pelo calor?