Em temperaturas suficientemente altas, porém, o nitrato de amônio pode se decompor violentamente por si só. Este processo cria gases, incluindo óxidos de nitrogênio e vapor de água. É esta rápida liberação de gases que causa uma explosão.
"É necessária uma combustão para ocorrer a explosão. Se havia uma grande quantidade do produto armazenado, uma temperatura acima de 300 graus pode o tornar explosivo.
Constituído pelos íons NH4+ (amônio) e NO3- (nitrato), não é inflamável, mas é altamente oxidante e reativo. Sua reação de decomposição gera como produto um grande volume de gases, o que torna o armazenamento inadequado desse produto um grave problema, pois podem ocorrer explosões.
O nitrato de amônio sintético era um carro-chefe da Basf. Foi justamente na fábrica de Oppau que a amônia, um dos materiais necessários para sua produção, começou a ser sintetizada em escala industrial, em 1913. ... Antes dessa descoberta, as potências europeias dependiam das minas de nitrato de sódio no Chile.
O nitrato de amônio é usado em culturas fertirrigadas, uma técnica de adubação em que o fertilizante é diluído na água de irrigação por gotejamento. Fertilizantes usados na agricultura têm como composição o nitrato de amônio, a mesma substância que causou a grande explosão em Beirute, no Líbano, na última semana.
A principal suspeita até o momento sobre a causa do acidente é de que a explosão tenha partido de um hangar que armazenava mais de duas toneladas e meia de Nitrato de Amônio (NH4NO3), substância química altamente inflamável que estaria guardada há anos no local.
Em temperaturas suficientemente altas, no entanto, o nitrato de amônio pode se decompor violentamente por conta própria. Esse processo cria gases, incluindo óxidos de nitrogênio e vapor d'água. É essa rápida liberação de gases que causa uma explosão.
A principal suspeita até o momento sobre a causa do acidente é de que a explosão tenha partido de um hangar que armazenava mais de duas toneladas e meia de Nitrato de Amônio (NH4NO3), substância química altamente inflamável que estaria guardada há anos no local.
A causa suspeita é uma explosão de 2,7 mil toneladas de nitrato de amônio, substância utilizada como fertilizante. Os riscos do armazenamento incorreto desse material são conhecidos, de acordo com especialista ouvido pelo G1.
Mesmo uma pequena contaminação teria aumentado a probabilidade de o nitrato de amônio detonar. Embora as autoridades libanesas tenham dito que o nitrato de amônio foi o culpado pela explosão, Lewis aponta que em muitos casos os explosivos comerciais são referidos apenas como esse composto, embora contenham aditivos.
Decomposição do nitrato de amônio Por ser uma substância de alta reatividade e de alto potencial oxidante, o nitrato de amônio, quando submetido à alta temperatura, desencadeia uma reação de decomposição, e os principais produtos são gases, nitrogênio, oxigênio e vapor de água. A decomposição é dada em duas etapas: → 1ª etapa:
Na corrente sanguínea, a substância tem poder tóxico, pois reage com os líquidos do organismo, e os produtos dessa reação, como o nitrato, podem desencadear danos à saúde, como a doença ...
Perceba que, na primeira equação, um dos produtos obtidos na decomposição é o óxido nitroso (N 2 O), conhecido também como gás hilariante. Ele é utilizado para aumentar a potência de motores automotivos na queima de combustível e como anestésico, principalmente por dentistas. Também é um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa.
Quais são os efeitos do lançamento?
Como Encher balão de festa com secador de cabelo?
Como funciona o pote das emoções?
O que foi o movimento do humanismo?
Como bloquear um celular remotamente?
Como eu faço para estudar no Canadá?
O que passar no rosto pela manhã?
Quanto de fezes cabe no intestino?
Como passar o tecido de organza?
Quais são as atividades extracurriculares?
É proibido lançar cinzas ao mar?
Quais os fundamentos dos recursos processo penal?
Qual a velocidade de download de 15 megas?