As algas são seres eucariontes, fotossintetizantes, clorofiladas, unicelulares ou pluricelulares. Elas podem viver em ambientes terrestres úmidos e aquáticos de água doce ou salgada. Apesar de algumas delas se parecerem com plantas, as algas não apresentam folhas, caules ou raízes.
As algas são organismos que parecem plantas, mas na verdade pertencem ao grupo dos protistas. Existem cerca de 27 mil espécies, ou tipos, de algas. Elas são mais comuns na água — ou seja, em oceanos, rios, lagos, riachos, lagoas e pântanos. Algumas espécies vivem no solo ou sobre folhas, madeira e pedras.
As algas são encontradas em muitos lugares: nos mares, nos rios, nas lagoas, sobre pedras, troncos de árvores e outras superfícies muito úmidas. Elas podem viver fixas, por exemplo, no fundo dos mares, dos rios e sobre rochas.
A classificação das algas, adotada aqui para fins didáticos, divide-as em seis grupos: Chlorophyta, algas verdes; Phaeophyta, algas pardas; Rhodophyta, algas vermelhas; Chrysophyta, algas douradas ou diatomáceas; Pyrrophyta, algas cor de fogo ou dinoflagelados; Euglenophyta, algas verdes sem parede celular.
As algas protistas vivem na maioria das vezes em ambientes aquáticos e/ou ùmidos, são multicelulares e também marinhas.
As algas marinhas são ricas em potássio, fibras, ômega 3, flavonóides e carotenóides, tendo benefícios para a saúde como ajudar na perda de peso e a melhorar a saúde do coração....Informação nutricional.
Nutriente | Quantidade em 100 g |
---|---|
Potássio | 165 mg |
Proteínas | 3,51 g |
Cálcio | 129 mg |
Ferro | 2,28 mg |
A alga marinha é um microrganismo que cresce em oceanos, lagos, rios e outros corpos d'água e é composto por algas. As algas são um organismo semelhante a uma planta que não contém raízes, flores, folhas e caules reais, mas contém o pigmento verde conhecido como clorofila.
As algas podem ser consumidas em saladas, sopas, sucos ou no sushi. Quando não se gosta do sabor das algas marinhas, é possível ter todos os seus benefícios em cápsulas, sendo também utilizadas como suplemento alimentar.
Habitat das algas A maioria encontra-se no mar e na água doce. ... É considerado essencial para a produção de alimentos orgânicos e liberação de oxigênio para a água e atmosfera. Essa comunidade forma a base das cadeias alimentares aquáticas, servindo de comida para animais marinhos.
Devido a tais nutrientes, e à presença de nitrogênio e potássio em sua constituição, muitas espécies podem ser utilizadas como adubo natural ou servir de matéria-prima para a fabricação de fertilizantes para uso agrícola.
Atualmente não são incluídas no grupo das algas, isso porque todas as elas são classificadas como organismos eucarióticos. As cianobactérias vivem em ambientes úmidos ou aquáticos, assim como outras algas. Isso inclui barragens, rios, reservatórios, riachos, lagos e oceanos.
Outras são eficazes no tratamento do esgoto; e certas espécies movimentam a economia por serem matéria-prima para o preparo de alimentos, como o sushi, ou de produtos voltados para pesquisa, como o ágar, retirado das rodofíceas (saiba mais sobre este assunto no texto “ A importância das algas ”).
Outrora consideradas como seres vivos pertencentes ao Reino Plantae, as algas costumam ser classificadas, na atualidade, como integrantes do Reino Protoctista. As algas são organismos que vivem em ambientes aquáticos ou úmidos.
As algas existem em ambientes que variam de oceanos, rios e lagos a lagoas, águas salobras, no solo, na rocha, como epífitas ou parasitas em plantas e animais, em fontes termais, no deserto, e até na neve. Mas eles residem principalmente em ambientes aquáticos.
Quais são as bodas de casamento?
O que é anastrozol e para que serve?
Como captar recursos para abrir uma empresa?
O que fazer para acabar com Oxiurus?
Como são garantidos os direitos dos deficientes?
Como melhorar a circulação no pé?
Como podemos evitar ou acelerar a oxidação do ferro sua resposta?
Como saber se você tem algum problema psicológico?
Como prevenir o preconceito linguístico?
Como representar o campo gravitacional?
Como saber que ele quer te pegar?
Quem passou a questionar D Pedro II por causa da prática maçônica?
Quais medidas preventivas podem ser desenvolvidas na educação da comunidade em relação a verminose?
Em que partes do corpo podemos identificar icterícia?
Como identificar base forte e fraca?