Em química, a ligação glicosídica é uma ligação covalente resultante da reação de condensação entre uma molécula de um carboidrato com um álcool, que pode ser outro carboidrato.
Em uma molécula de sacarose o carbono 1 da glicose está conectado ao carbono 2 da frutose, então essa ligação é chamada ligação glicosídica 1 2.
Os dissacarídeos (como maltose, lactose e sacarose) consistem em 2 monossacarídeos unidos covalentemente por uma ligação O-glicosídica, a qual é formada quando um grupo hidroxila de uma molécula de açúcar reage como o carbono anomérico de outro (figura abaixo).
→ Oligossacarídeos: são formados pela união de dois a 10 monossacarídeos. Quando ocorre a união de apenas dois monossacarídeos, recebem a denominação de dissacarídeo. Como principais exemplos, podemos citar a maltose (glicose + glicose), lactose (galactose + glicose) e sacarose (glicose + frutose).
Ligação glicosídica e a estrutura dos dissacarídeos Esta ligação covalente é formada com a perda de um átomo de hidrogênio de um dos monossacarídeos e a saída de um radical hidroxila do outro. ... A maltose, por exemplo, possui uma ligação glicosídica entre o carbono 1 e o carbono 4 de seus monossacarídeos.
Maltose. É um dissacarídeo de duas moléculas de glicose, Glc(α1→4)Glc, no qual α(1→4) representa a ligação glicosídica. ... Maltose é formada pela junção de duas moléculas de glicose.
Porém, na ponta da cadeia, quando existe um carbono anomérico não envolvido na ligação, ele é chamado de extremidade redutora. Para haver hidrólise, os glicosídeos reagem em presença de ácido em alta temperatura, resultando em monômeros dissociados.
-Resíduos de glicose α(14) com pontos de ramificação α(16) a cada 10 a 15 resíduos de glicose; A estrutura do glicogênio altamente ramificada permite a rápida mobilização da glicose em períodos de necessidade metabólica. Glicosaminoglicanos
Ligações de Carboidratos α-β-glicosídeos: grupo anomérico pode condensar-se com um álcool; α-β-glicosídeos = cetais e acetais cíclicos; Ligação do C anomérico ao O do álcool: LIGAÇÃO GLICOSÍDICA; Ligações N - glicosídicas (C anomérico e uma amina): Riboses Purinas e pirimidinas
Em geral, a formação dessas ligações ocorre por reações de condensação, onde uma molécula de água é liberada com cada ligação formada. No entanto, em algumas reações, o oxigênio não deixa a molécula de açúcar como água, mas como parte do grupo difosfato de um nucleotídeo de difosfato de uridina.
Como o uso das redes sociais e tecnologia influenciam na depressão resenha?
Como usar o podcast na educação?
Porque o uso de anticoncepcional causa trombose?
Como o ambiente pode ser afetado pelos organismos geneticamente modificados?
Como o uso de agrotóxicos contribui para o aumento da produção de alimentos?
Como o uso das tecnologias na educação pode ser pensado na atualidade?
O que são metodologias ativas relacione metodologias ativas e os princípios da BNCC?
Como o cérebro é afetado com o uso de drogas?
Como usar a diversidade em favor da empresa?
Como funciona a alocação de um processo Monoprogramação sem troca de processos?
Qual é a divisão regional oficial do Brasil e para que ela serve?
Como o uso de drogas afeta a família?
Como o narrador caracteriza o cenário da seca Vidas Secas?
Como o uso de máquinas agrícolas mudou a produção agropecuária?
Como saber se o celular suporta realidade virtual?
Como funciona o Lancador de teia?