Qual o risco do mercado a termo?

Pergunta de Sandro Miranda Cruz em 30-05-2022
(73 votos)

A operação a Termo pode alavancar muito a posição do investidor, gerando assim um risco considerável, caso o mercado vá contra a estratégia do investidor, de perda de todo patrimônio alocado na margem de garantia depositada além de margem adicional depositada.

De quem é o risco no mercado a termo?

Mercado a termo é uma operação de risco, adequada para perfis moderados e arrojados. Como você viu, o mercado a termo é um modelo de negociação que gera um contrato entre as partes. Ao comprar ações, por exemplo, a termo, o vendedor se compromete a pagar o valor da ação mais juros, em data futura fixada.


Quais as desvantagens do mercado a termo?

Desse modo, é possível aproveitar alguma oportunidade para obter altos retornos em curto prazo. No entanto, a possibilidade de alavancagem é também uma desvantagem, pois aumenta proporcionalmente os riscos da operação.

O que é um mercado a termo?

É aquele em que as partes assumem compromisso de compra e venda de quantidade e qualidade determinadas de um ativo dito real (mercadoria).

É característica do mercado a termo?

Características do Mercado a Termo

Ausência de mobilidade de posições: em geral, os contratos a termo são liquidados integralmente no vencimento, não havendo possibilidade de sair da posição antes disso. Essa característica impede o repasse do compromisso a outro participante.

Mercado a Termo | Tio Huli Explica


33 curiosidades que você vai gostar

Quais as características dos contratos a termo?

Contrato a termo é um compromisso de compra e venda de determinado ativo no mercado de capitais para pagamento em data futura a um preço preestabelecido. É um tipo de derivativo, negociado na bolsa de valores ou no mercado de balcão organizado, que em geral envolve transferência do ativo-objeto da negociação.

Como funciona o mercado a termo?

A Operação a Termo é um acordo de compra ou venda de ações em uma data futura e por um preço já estipulado. Ao final do prazo combinado, que varia entre 16 e 999 dias, o investidor paga as ações e recebe os rendimentos do ativo gerados no período.

Qual a diferença entre mercado a termo e opções?

Diferenciando do mercado a termo, não existe a intenção primária de entrega efetiva da mercadoria por parte do vendedor. Por definição, o mercado de opções é o mercado onde são negociados direitos de compra e de venda de um determinado produto, com preços e prazos de exercícios pré-estabelecidos.

O que é mercado futuro e mercado a termo?

A definição é semelhante, tendo como principal diferença a liquidação de seus compromissos. Enquanto no mercado a termo os desembolsos ocorrem somente no vencimento do contrato, no mercado futuro os compromissos são ajustados diariamente.



Outras questões

Qual a interação medicamentosa?

Quais são os tipos de implante dentário?

Quem matou o Muzan?

Quanto vale 1 caloria?

Como se proteger do sol na praia?

Quais são os 5 períodos da história grega?

Como se originou o jiu jitsu?

Quantos dias tem o mês de dezembro de 2021?

O que a treliça?

Qual é o melhor plano de saúde?

O que significa perder o controle?

O que é uma educação neutra para Paulo Freire?

Como surgiu a Constituição de 1934?

O que separa o Brasil da Turquia?

O que lugar?

Quais as doenças causadas por bactéria?

Quem são os gigantes que foram libertados por Zeus?

O que é uma ação de impugnação?

Quando usar cloro estabilizado?

Qual é o país mais preguiçoso do mundo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com