Os textos de divulgação científica são aqueles que buscam compartilhar informações, pesquisas e conceitos científicos a um público leigo, ou seja, um público que desconhece ou pouco sabe sobre o assunto.
O público-alvo a que o artigo de opinião se destina são pessoas quase sempre com um nível de escolaridade médio ou superior. Na maioria das vezes, o leitor busca esse gênero com o objetivo de encontrar informações e formar uma opinião sobre assuntos controversos.
Na divulgação científica, o foco é da ciência. Divulgadores da ciência, de cientistas à jornalistas, possuem a responsabilidade de transformar um conteúdo científico e de linguagem específica em um conteúdo que possa ser consumido e entendido por pessoas de fora daquele campo de conhecimento.
As principais características dos textos de divulgação científica são : Compreende uma prática social e, além disso, é constituído a partir da fusão de diferentes domínios discursivos, a saber: o discurso de cunho científico, o jornalístico e o quotidiano.
Os textos de divulgação científica são aqueles que têm o objetivo de tornar público o conhecimento produzido por diferentes segmentos da sociedade que, por meio da pesquisa, produzem ciência.
26 curiosidades que você vai gostar
A divulgação científica também propicia um debate mais amplo sobre as novas tendências. Isso favorece a apresentação de diversos pontos de vista sobre uma teoria. À medida que as pessoas têm acesso a informações qualificadas, maiores são as possibilidades de desenvolver o pensamento crítico.
A Divulgação Científica é uma atividade social extremamente importante e precisa ser melhor utilizada, tanto pela mídia, quanto pela educação em geral, porque é através dela que os novos mecanismos científicos, as novas formas de pensar, agir e expressar metodológica e cientificamente são inseridos e agregados à ...
Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade. No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético, por exemplo.
Artigo de divulgação científica
Neste caso, ele normalmente possui uma estrutura de: Introdução: Contextualizando o estudo de forma atrativa ao leitor; Desenvolvimento: Apresentando e explicando de forma didática a metodologia e novas informações obtidas na pesquisa; Conclusão: expondo os resultados obtidos.
Qual o pH ideal da água pura para beber?
Como se escreve os números por extenso em espanhol?
Como calcular para fazer o muro?
Como foi criada a psicanálise?
Como é o nome Fernanda em inglês?
Quantas letras tem o alfabeto completo?
Como vencer o cansaço da depressão?
Porque os maias se organizavam em cidades-Estados?
Como escreve aumentativo de cão?