Até agora, a Terra é o único planeta com vida comprovada. Dados do Kepler indicam que apenas na Via Láctea, existam cerca de 40 bilhões de estrelas semelhantes ao Sol.
Terra, o planeta da vida.
Até onde se sabe o planeta em que vivemos é o único do nosso sistema solar em condições de abrigar vida da forma como a conhecemos. Isso acontece porque o planeta possui algumas condições únicas, como 71% de sua superfície coberta por água, placas tectônicas e um forte campo magnético.
O planeta Terra é o planeta habitado por nós, seres vivos. Conhecido também como planeta água, é o maior dentre os quatro planetas rochosos que fazem parte do Sistema Solar.
Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas.
32 curiosidades que você vai gostar
São chamados de planetas gasosos (ou planetas gigantes) os planetas que se encontram dentro ou fora do Sistema Solar compostos majoritariamente por gases (principalmente hidrogênio, hélio e metano), no entanto, também possuem elementos em forma líquida e sólida devido às condições de extrema pressão em seu interior.
Apesar de não ser possível pousar em Júpiter, é possível aterrissar nas luas de Galileu, levando à possibilidade de exploração humana tripulada. Os principais alvos são Europa, devido à possibilidade de vida e oceanos, e Calisto, devido à sua pequena dose de radiação.
Nós vivemos no planeta Terra, em uma camada chamada “crosta terrestre”.
O nome Terra vem de Tellus, deusa do solo fértil no panteão romano, equivalente a Gaia, que para os gregos representava a Mãe Terra . Gaia também é chamada de Gæa ou Ge, ligada ao elemento terra .
Além de sua localização, a natureza de um planeta influencia muito em sua habitabilidade. O planeta deve possuir condições físico-químicas e de temperatura que permitam a existência de um solvente, energia acessível e o conjunto de elementos necessários para a vida (leia também “Afinal, o que é vida? “).
Essas características são: água no estado líquido, uma atmosfera constituída pelos vários gases essenciais à vida e alimento – animais e plantas.
Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.
A Zona Habitável é uma área do espaço crucial e determinante para a vida se desenvolver. A zona habitável encontra-se entre os planetas Vênus e Marte (planetas estão desproporcionais). Ilustração: cigdem / Shutterstock.com. No nosso Sistema Solar, a Zona Habitável é um espaço situado entre Vênus e Marte.
Você já se perguntou por que a Terra é azul? A cor do planeta é azul há mais de 4 bilhões de anos, por causa da água líquida abundante em sua superfície. Aliás, o nosso é o único planeta conhecido que possui essa característica. ... No nosso planeta, no nível do mar, a água congela abaixo de 0 °C e ferve a 100 °C.
1% da Terra é habitado por metade de sua população total.
Após percorrer pouco mais de 150 quilômetros através da atmosfera jupteriana, a gente se depararia com temperaturas de mais de 150 °C e pressão equivalente a 23 atmosferas terrestres. Depois de 500 quilômetros, chegaríamos a uma camada de nuvens de amônia e perderíamos quase que completamente a visibilidade.
Modelo do interior de Júpiter, com um núcleo sólido, envolto por uma camada de hidrogênio metálico, hidrogênio líquido (verde) e pela própria atmosfera (em inglês).
Que Júpiter é uma bola de gás gigante, todo mundo já sabe. Mas e se alguém caísse em Júpiter, o que aconteceria? ... (Corajoso da parte do hidrogênio, já que você não exibiria propriedade alguma sob tão pressão – a verdade é que qualquer ser humano deixaria de existir quase instantaneamente se caísse em Júpiter.)
Planetas gasosos são enormes planetas constituídos por grandes volumes de materiais gasosos, com essa característica temos no sistema solar: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Júpiter encontra-se na condição de maior planeta do sistema solar, possui várias cores formadas a partir de gases, sendo 85% de hidrogênio.
Ao analisar outros sistemas solares, eles concluíram que faria mais sentido se nosso sistema contasse com cinco planetas gasosos e não quatro (Júpiter , Saturno, Urano e Netuno).
Planeta gasoso, planeta gigante gasoso, planeta joviano ou planeta gigante de gás é um planeta de grandes dimensões (quer em diâmetro, quer em massa) que é composto principalmente por gás (Hidrogénio, Hélio, Metano) e que possui um pequeno núcleo sólido rochoso no seu interior.
O que a endometriose pode causar?
Como aumentar tempo de reverberação?
Qual é o nível de hemoglobina para se transfundir?
Quando começa a dilatação do colo do útero?
O que é preciso para ser um bom rei?
Quais são os dons espirituais do Espírito Santo?
O que é um título no currículo?
Quanto tempo fica suspensa a CNH?
Quais são os princípios da gestão de qualidade?
Quem tem arritmia pode ficar nervoso?
Como a radioterapia atua nas células?
Qual a diferença entre isomeria de cadeia e de posição?
Por que Fantine partiu de Paris?
Qual a cidade mais nordestina do Brasil?
Qual a nova versão do BlueStacks 5?
Qual a função dos osteoblastos osteócitos e osteoclastos respectivamente?
Onde fica a digital do Redmi Note 9 Pro?