O azeite de oliva extra virgem também tem um ponto de fumaça, que é incerto, mas há referências entre 180ºC e 215ºC. Entretanto, nessa temperatura, nenhuma gordura utilizada no processo de fritura é considerada saudável!
Ponto de fumaça ou ponto de queima (em inglês, smoke point ou flash point) é a temperatura na qual o óleo começa a queimar e a oxidar, se decompondo em ácidos graxos livres.
A temperatura ideal para fritura é entre 180°C a 190°C. Se estiver quente demais, o alimento vai fritar muito rápido, mas pode ficar cru por dentro. O óleo vai queimar aos 205°C, portanto fique de olho na chama, que deve estar constante e azulada (indícios de que o gás não está acabando!).
O ponto de fumaça é quando o óleo ou gordura atinge uma temperatura onde o glicerol (ou glicerina) se quebra e forma a acroleína – substancia essa muito irritante para a garganta e olhos. ... Quanto mais alto o ponto de fumaça, menor a degradação do óleo durante o processo de fritura.
Para adulterar as propriedades do azeite que provém da azeitona, é preciso que o calor exceda os 210°C. Nessa temperatura o azeite começa a queimar, o famoso “ponto de fumaça“, com isso a gordura se decompõe em elementos nocivos, ou seja, começa a sofrer saturação.
28 curiosidades que você vai gostar
Usado corretamente (em média até 180ºC), o azeite de oliva pode fazer a diferença para manter uma alimentação de qualidade. De acordo com a nutricionista, “é um mito acreditar que vira gordura ruim , pois estudos demonstraram que o aquecimento não altera o perfil de ácidos graxos do azeite.
O azeite só perde suas propriedades antioxidantes se você aquecê-lo por longos períodos e em temperaturas superiores a 180ºC. Esquentá-lo em baixas temperaturas não traz qualquer prejuízo à saúde, não forma substâncias tóxicas, nem gordura saturada e, muito menos, gordura trans.
O ponto de fumaça (em inglês: smoke point ou burning point) também conhecido como ponto de queima de um óleo ou gordura é a temperatura na qual, sob condições específicas e definidas, o óleo começa a produzir uma fumaça contínua que se torna claramente visível.
Quanto mais alto o ponto de fumaça, menor a degradação do óleo durante o processo de fritura. A temperatura ideal para a fritura por imersão é de, no máximo, 180° e a maioria dos óleos vegetais tem ponto de fumaça mais alto que isso.
Os tri-saturados, com pontos de fusão 54-65°C, e alguns di-saturados-mono-insaturados, com pontos de fusão de 27-42°C são os responsáveis pela estrutura do produto. Estes últimos também são importantes para as propriedades orais próximo à temperatura corporal.
Isso porque a temperatura ideal para se fritar um alimento é entre 180°C e 190°C --o azeite, no entanto, se degrada antes disso, enquanto os outros óleos citados suportam temperaturas acima de 200°C.
Entre os óleos utilizados normalmente para cocção, o óleo de soja, juntamente com o de girassol, comporta-se bem sob altas temperaturas, atingindo seu ponto de fumaça em uma faixa de temperatura entre 226-232ºC (ARAÚJO et al., 2014).
Se a temperatura aumentar para mais do que 115 graus, o óleo do motor ficará cada vez mais fino e perderá qualidade. Além disso, a pressão do óleo também baixará e o filme do óleo, que protege o motor do atrito e das partes móveis, será rompido.
Campeão de consumo no Brasil, o óleo de soja tem um bom custo-benefício: é barato e tem uma composição favorável. Além disso, ele tem um ponto de fumaça mais alto, o que o torna uma boa opção para cozinhar sob temperaturas mais altas.
Cada gordura tem o seu ponto de fumaça. Geralmente gordura vegetal começa a queimar a 232ºC e gordura animal a 191 ºC. A adição de produtos à gordura e também a reutilização contribuem para antecipar o ponto de fumaça.
Temperatura e quantidade
Para que o alimento cozinhe por completo e ganhe uma crosta crocante, a temperatura ideal é de 180 °C a 190 °C.
Óleo de Soja - 170º Óleo de Milho - 160º Óleo de Colza - 160º Margarina - 150º
é a temperatura na qual a decomposição da gordura é percebida por meio de uma fumaça – degradação da gordura em glicerol e ácido graxo. Alta temperatura na presença de O2: decomposição química com formação de ácidos, hidrocarbonetos, ésteres, acroleína, cetonas, aldeídos e voláteis.
Banha de porco
A banha tem como vantagem ser resistente ao calor e tem seu ponto de fumaça em torno de 182°C sendo indicada para refogados e frituras que não precisam imergir alimentos.
Além de serem importantes fontes calóricas na dieta, esses alimentos exercem as seguintes funções: fornecem ácidos graxos essenciais, são agentes protetores e transportadores de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), possuem ação lubrificante, são agentes aeradores em sorvetes e massas, contribuem para o sabor.
Azeite SEMPRE!
Deixe de lado o mito que ele não pode ir ao fogo. Apenas dê preferência ao azeite virgem para cozimentos e ao extra-virgem para alimentos que não vão serão aquecidos. As propriedades do azeite virgem se acentuam melhor com o fogo.
3 – Azeite de oliva comum
Azeite comum pode ir ao fogo. Mais barato e popular entre os brasileiros, sua acidez varia de 1,5% a 3%. É uma mistura do azeite refinado (que precisa ser purificado artificialmente para tirar o excesso de acidez) com doses de azeite virgem ou extravirgem.
Não use grandes quantidades de óleo no micro-ondas para fazer frituras, pode ser perigoso. O risco de explosão é muito grande por causa da alta temperatura que ele alcança. Mas, você pode usar uma pequena quantidade para refogar o tempero.
Como cumprimentar um grupo de pessoas?
Como ver fatura detalhada do Calcard?
Como tirar ferrugem de ferro caseira?
Como salvar um arquivo no Paint?
O que fazer para tirar formigas do bolo?
Como não salvar automaticamente no OneDrive?
O que é bom para tirar ferrugem do chão?
Como salvar uma página do celular em PDF?
O que é bom para tirar ferrugem de fogão?
O que é bom para tirar ferrugem do forno?
Como descolar alumínio de vidro?
Como fazer para tirar filhote de calopsita?
Como unir dois objetos JavaScript?
Qual melhor vinagre para tirar ferrugem?
Como ligar o variador de avanço?
Como remover a formatação de tabela no Excel?
Como os fungos podem se espalhar?
Quanto à organização ou agrupamentos como Os fungos estão organizados?