O Agente Comunitário de Saúde (ACS), que se encontra inserido na saúde da família deve desenvolver atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob supervisão competente.
O trabalho do ACS é direto com a comunidade. Por isso, fica mais fácil identificar as situações de risco e vulnerabilidade — tanto do cenário coletivo quanto do individual. Nesses casos, você pode entrar em contato com sua unidade, investir na orientação familiar e criar programas destinados a auxiliar a população.
Seu trabalho tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade, atuando desde a identificação dos fatores que interferem na saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças, exercendo inclusive a função de estimular e organizar as reivindicações da comunidade.
desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco- acompanhar, ...
A saúde do homem está diretamente relacionada aos hábitos que ele adota, seja em relação a alimentação, realização periódica de exames, vacinação em dia, a prática de exercícios ou a falta dela.
No Brasil, atualmente, mais de 200 mil agentes comunitários de saúde estão em atuação, contribuin- do para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ações de pro- moção e vigilância em saúde. O Ministério da Saúde reconhece que o processo de qualificação dos agentes deve ser permanente.
O papel do agente comunitário de saúde surgiu na década de 1990, quando o programa “Saúde da Família” passou a ser implantado pelo Ministério da Saúde. No início, apenas alguns locais do Brasil recebiam a visita desses profissionais, como São Paulo, Distrito Federal e o Nordeste.
Prezado Samuel, o trabalho do agente comunitário de saúde é regido principalmente pela Emenda Constitucional nº 51, pela Lei Federal nº 11.350, e pela Emenda Constitucional nº 63. A sua dúvida é respondida pelo parágrafo único do 2º artigo da EC 51:
O agente comunitário surgiu, então, por meio da criação do SUS, quando o Ministério da Saúde implementou o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em 1980. Essa iniciativa foi desenvolvida para atender às áreas do Nordeste, Distrito Federal e São Paulo. Mais tarde, em 1994, o PACS migrou para o Programa de Saúde da Família.
Porém, hoje a situação é diferente, já que existem outras doenças que podem colocar em risco a vida e a qualidade de vida das pessoas, como infarto, AVC, e outras capazes de levar à incapacidade ou à morte. O dia a dia de um agente comunitário é bastante atribulado. Tudo começa com o contato inicial do profissional com a família visitada.
O que significa personificação antropomórfica?
Qual o ente federativo poderá instituir contribuição especial?
O que Freud fala sobre a tatuagem?
O que acontece se não impugnar?
O que é preciso para ser um perito contábil?
O que pode afetar o nervo óptico?
Que ações são fundamentais para a implementação do raciocínio sistêmico?
Quanto tempo leva para se recuperar de uma trombose?
Como criar um questionário no google?
Qual signo não combina com Gêmeos?
Quais são os tipos de erro de tipo?
O que piora o quadro de pneumonia?
Qual é o nome que significa amor?
Quantas pessoas compraram online no Brasil?