Desse modo, a Psicologia Social Comunitária visa promover a consciência e minimizar a alienação, procura promover a participação reflexiva dos grupos com os quais trabalha na definição das prioridades de atuação, planejamento, execução e avaliação de suas atividades.
Significa manter a coerência entre a realidade cotidiana da comunidade e o olhar sensível que lhe permita ser o mais fiel ao observar, retratar e compreender essa cotidianidade comunitária.
No contexto estudado, as estratégias utilizadas foram entrevistas, visitas domiciliares, conversas informais e interação nos espaços comunitários. Essas estratégias se mostraram importantes para o mapeamento da realidade comunitária, das redes de serviços e para verificar como estas funcionam.
A comunidade coloca-se para a psicologia comunitária como instância de construção coletiva e consciente da realidade, no qual os indivíduos têm espaço assegurado de participação e expressão de suas posições.
A intervenção comunitária potencia práticas de inclusão que respondem não só às necessidades de sobrevivência, mas também a valores comunitários, como a cooperação, cogestão, coparticipação, comunicação, solidariedade e participação.
Psicologia Comunitária ou Psicologia da comunidade é uma área de especialidade que coloca em pauta a forma como os indivíduos se relacionam com a sociedade. ... Psicólogos que trabalham neste campo estudam a forma como cultura, economia, o social, a política e ambiente podem influenciar a vida de pessoas em todo o globo.
A comunidade coloca-se para a psicologia comunitária como instância de construção coletiva e consciente da realidade, no qual os indivíduos têm espaço assegurado de participação e expressão de suas posições.
O psicólogo, nesse campo, desenvolve atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, no âmbito da Saúde, Educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social.
Hoje, muitos reconhecem a reunião de psicólogos na Conferência Swampscott em 1965 como o início oficial da psicologia comunitária contemporânea. Nesta reunião, os presentes concluíram que a psicologia precisava dar um maior enfoque na comunidade e mudança social, a fim de abordar a saúde mental e o bem-estar.
O artigo apresenta as possibilidades possíveis existentes da inserção e intervenção do psicólogo na comunidade. A reflexão destina-se aos profissionais de saúde, bem como a comunidade, no intuito de proporcionar e promover saúde e prevenção. Palavras-chave: Intervenção assistencial, psicólogo na comunidade, promover saúde
Psicólogos comunitários podem ser empregados em uma série de áreas, incluindo educação, governo, grupos sem fins lucrativos, organizações comunitárias e consultoria privada. Dentro do sistema educacional, psicólogos comunitários muitas vezes trabalham em faculdades e universidades para ministrar cursos e conduzir pesquisas.
O foco da psicologia da comunidade pode ser aplicado e teórico, mas é, muitas vezes, uma mistura de ambos. Enquanto alguns psicólogos comunitários realizam pesquisas sobre questões teóricas, outros levam essa informação e colocam em uso imediato para identificar problemas e desenvolver soluções dentro das comunidades.
Qual é o campo de aplicação da Instrumentação Industrial?
Em que ano começou a escravidão no mundo?
Qual o tipo de micose que existe?
Qual a melhor definição de depreciação?
Quais documentos levar para avaliação social?
Que horas um Pré-adolescente deve dormir?
Qual é o feminino da palavra peru?
Onde está escrito que sem santidade ninguém verá a Deus?
Qual foi a descendência de Judá?
É possível o controle judicial da decisão administrativa de desapropriação?
Qual o tamanho da mala de 10kg?
Qual é o país que o brasileiro não precisa de visto?
O que precisa para fazer um ensaio fotográfico?
É possível perder peso com natação?
O que quer dizer a expressão 007?
Qual é o Chevrolet Onix mais barato?