Desse modo, a Psicologia Social Comunitária visa promover a consciência e minimizar a alienação, procura promover a participação reflexiva dos grupos com os quais trabalha na definição das prioridades de atuação, planejamento, execução e avaliação de suas atividades.
Significa manter a coerência entre a realidade cotidiana da comunidade e o olhar sensível que lhe permita ser o mais fiel ao observar, retratar e compreender essa cotidianidade comunitária.
No contexto estudado, as estratégias utilizadas foram entrevistas, visitas domiciliares, conversas informais e interação nos espaços comunitários. Essas estratégias se mostraram importantes para o mapeamento da realidade comunitária, das redes de serviços e para verificar como estas funcionam.
A comunidade coloca-se para a psicologia comunitária como instância de construção coletiva e consciente da realidade, no qual os indivíduos têm espaço assegurado de participação e expressão de suas posições.
A intervenção comunitária potencia práticas de inclusão que respondem não só às necessidades de sobrevivência, mas também a valores comunitários, como a cooperação, cogestão, coparticipação, comunicação, solidariedade e participação.
Psicologia Comunitária ou Psicologia da comunidade é uma área de especialidade que coloca em pauta a forma como os indivíduos se relacionam com a sociedade. ... Psicólogos que trabalham neste campo estudam a forma como cultura, economia, o social, a política e ambiente podem influenciar a vida de pessoas em todo o globo.
A comunidade coloca-se para a psicologia comunitária como instância de construção coletiva e consciente da realidade, no qual os indivíduos têm espaço assegurado de participação e expressão de suas posições.
O psicólogo, nesse campo, desenvolve atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, no âmbito da Saúde, Educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social.
Hoje, muitos reconhecem a reunião de psicólogos na Conferência Swampscott em 1965 como o início oficial da psicologia comunitária contemporânea. Nesta reunião, os presentes concluíram que a psicologia precisava dar um maior enfoque na comunidade e mudança social, a fim de abordar a saúde mental e o bem-estar.
O artigo apresenta as possibilidades possíveis existentes da inserção e intervenção do psicólogo na comunidade. A reflexão destina-se aos profissionais de saúde, bem como a comunidade, no intuito de proporcionar e promover saúde e prevenção. Palavras-chave: Intervenção assistencial, psicólogo na comunidade, promover saúde
Psicólogos comunitários podem ser empregados em uma série de áreas, incluindo educação, governo, grupos sem fins lucrativos, organizações comunitárias e consultoria privada. Dentro do sistema educacional, psicólogos comunitários muitas vezes trabalham em faculdades e universidades para ministrar cursos e conduzir pesquisas.
O foco da psicologia da comunidade pode ser aplicado e teórico, mas é, muitas vezes, uma mistura de ambos. Enquanto alguns psicólogos comunitários realizam pesquisas sobre questões teóricas, outros levam essa informação e colocam em uso imediato para identificar problemas e desenvolver soluções dentro das comunidades.
Como declarar day trade no Imposto de Renda 2021 passo a passo?
Como dividir uma célula em duas linhas no Libreoffice?
Como mesclar imagem com fundo no Photoshop?
Como declarar ações no GCAP 2020?
Como ser uma pessoa menos mau humorada?
Quanto custa matriz de bordado?
Como preencher declaração Final de Espólio 2021?
Como preencher o período de apuração no sicalc web?
Como instalar Ubuntu 20.04 em dual boot?
O que aconteceu com Bamsi ALP?
Quem morre na novela A Viagem?
Como foi a morte do Marquês de Pombal?
Como tirar rangido do pedal da embreagem?
Qual foi o fim dos filhos de Samuel?
Como preencher a guia GPS online?