PROCESSO DE TRABALHO Vacinação de rotina: ○ As equipes que atuam na APS devem realizar a vacinação sistemática da população conforme os calendários de vacinação do PNI, garantindo o controle de doenças imunopreveníveis e a proteção imunitária da população.
Destacamos que o objetivo principal do Programa é de oferecer todas as vacinas com qualidade a todas as crianças que nascem anualmente em nosso país, tentando alcançar coberturas vacinais de 100% de forma homogênea em todos os municípios e em todos os bairros.
1 - DOS PRINCÍPIOS GERAIS A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil é uma referência internacional de política pública de saúde, fornecendo acesso gratuito à população a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Além das atividades nas salas de vacinas, nas campanhas nacionais as equipes de atenção primária atuam em postos de vacinação organizados especificamente para essa importante ação de vigilância, responsabilizando-se pelo armazenamento e condicionamento adequado dos imunobiológicos, pela administração e peloo registro.
Nessa perspectiva, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) conta com uma população adstrita que tem o maior vínculo dos profissionais da equipe, sendo assim, levar as vacinas para próximo dos usuários é uma possibilidade de aumento da cobertura vacinal nas diversas faixas etárias.
Diretrizes: regionalização e hierarquização, territorialização, população adscrita, cuidado centrado na pessoa, resolutividade, longitudinalidade do cuidado, coordenação do cuidado, ordenação da rede e participação da comunidade.
Os princípios fundamentais da atenção básica no Brasil são: integralidade, qualidade, eqüidade e participação social.
V - assegurar ao usuário o acesso universal, equânime e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores; VI - estabelecer, nos respectivos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde, prioridades, estratégias e metas para a organização da Atenção Básica;
O sistema de organização em três níveis gradativos de atenção à saúde serve, principalmente, como uma triagem para o Sistema Único de Saude (SUS).
Art. 4º A PNAB tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica. Parágrafo único.
Disposta no Anexo XXII, da Portaria de consolidação nº 2 de 17. Principais mudanças na PNAB 2017. Todos os estabelecimentos de saúde que prestem ações e serviços de Atenção Básica, no âmbito do SUS, serão denominadosUnidade Básica de Saúde–UBS. Tem na Saúde da Família suaestratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica.
Quem fez ponte safena é cardiopata?
Qual a diferença entre golfada e refluxo?
Sou obrigada a assinar distrato?
O que é bom para eliminar gordura no sangue?
Onde ficam os pernilongos durante o dia?
Quando a ferida está necrosada?
Quantos dias o folículo se rompe?
Pode usar o Leave-in no cabelo seco?
Quantas gramas é considerado usuário?
Qual a principal diferença entre o ITCMD é ITBI?
O que significa fazer em memória?
Como faço para fazer uma planta de casas grátis?
Quais são os dois fluxos de um sistema econômico?
Qual o melhor chá para H. pylori?
O que é ramificações exemplos?
Qual é a vantagem no uso do middleware para o desenvolvimento do sistema web?