O Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) é um processo de avaliação bastante rigoroso e criterioso das organizações brasileiras, instituído desde 1992. Ele tem como objetivo selecionar as empresas que se des- tacam pela sua excelência em gestão.
Ele visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. No processo de premiação, há a divulgação de uma lista com distinção às organizações consideradas referência em gestão para excelência no Brasil.
Sobre a FNQ - FNQ. A Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) atua em disseminação, educação, diagnóstico e consultoria com foco na gestão voltada para a excelência e transformação das organizações do Brasil.
O processo visa estimular o desenvolvimento do país, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. De forma geral, candidatar-se ao PNQ auxilia a organização na realização de uma profunda análise de sua gestão, efetuada por examinadores treinados pela FNQ.
O Prêmio Nacional da Qualidade, concedido pela Fundação Nacional da Qualidade, é realizado anualmente desde 1992 e constitui o maior reconhecimento público à excelência da gestão das organizações com sede no Brasil.
45 curiosidades que você vai gostar
O Prêmio Deming foi criado pela Associação Japonesa de Ciência e Engenharia (Juse) e é distribuído anualmente às empresas que mais se destacaram no desenvolvimento da qualidade de seus produtos através da prática do do Total Quality Management ( TQM) e a pessoas que tenham feito contribuições ao estudo do TQM ou à sua ...
Uma organização com 700 pontos no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) possui pontuação padronizada igual a 70 (70% dos pontos possíveis). Uma organização com 250 pontos em algum prêmio estadual cujo limite seja 500 possui pontuação padronizada igual a 50 (50% dos pontos possíveis).
Além da autoavaliação, a empresa que se candidata ao PNQ também passa por uma análise rigorosa feita por examinadores voluntários capacitados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Os Fundamentos da Gestão para Excelência são um conjunto de valores e princípios que relevam padrões culturais internalizados nas organizações Classe Mundial (expressão utilizada para caracterizar uma organização considerada entre as melhores do mundo em gestão organizacional) e reconhecidos internacional, expressos ...
Os Critérios de Excelência compõem o Modelo de Excelência da Gestão que é constituído por oito critérios (Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados) e que se subdividem em 24 itens de requisitos (18 representando os aspectos das práticas de gestão ...
Elege uma nova Governança na Assembleia Geral de Membros, reformula a sua logomarca e retira o nome prêmio da sigla, passando a se chamar Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). ... Nesses 24 anos da Fundação, são vários os avanços que podemos constatar.
Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.
4 - Compromisso com as partes interessadas
Estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.
10 benefícios em seguir o Modelo de Excelência da GestãoEstimula a competitividade e sustentabilidade. ... Torna a organização um referencial. ... Promove o aprendizado organizacional. ... Mensura resultados do negócio objetivamente. ... Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico. ... Incorpora a cultura da excelência.
Ao longo deste post serão abordados alguns fundamentos para a excelência da sua gestão. Podemos destacar alguns Aprendizado Organizacional, Cultura de Inovação, Liderança, Visão de Futuro, Geração de Valor.
Fundamentos da Gestão de ExcelênciaPensamento sistêmico. ... Aprendizado organizacional e inovação. ... Liderança transformadora. ... Compromisso com as partes interessadas. ... Adaptabilidade. ... Desenvolvimento sustentável. ... Orientação por processos. ... Geração de valor.
Esses Fundamentos, em que se baseiam os Critérios de Excelência da FNQ, são: 1. Pensamento sistêmico; 2. Aprendizado organizacional; 3.
Por isso, levantamos as 4 principais etapas que fazem parte dessa busca pela excelência, para que elas possam ser estudadas e reproduzidas. Confira!
...
1. Trace objetivos e metasCusto operacional.Qualidade do produto.Confiabilidade.Flexibilidade.Velocidade.
O Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) é um processo de avaliação bastante rigoroso e criterioso das organizações brasileiras, instituído desde 1992. Ele tem como objetivo selecionar as empresas que se des- tacam pela sua excelência em gestão.
A pontuação é obtida a partir da análise da gestão da empresa sob três dimensões: 1. Enfoque - maneira com que a empresa realiza os requisitos de cada item; 2. Grau de aplicação - extensão e profundidade com que o enfoque é utilizado; e, 3. Resultados - conseqüências do enfoque e do grau de aplicação.
Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ)
al (2006) o surgimento do PNQ se desenvolveu através de vários prêmios existentes no mundo tais como Deming Prize e o Malcolm Baldrige National Award. As empresas candidatas ao prêmio devem fornecer dados e informações de melhoria em seus processos e resultados organizacionais.
O MEG é baseado em oito critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.
Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldrige
Um total de 18 prêmios podem ser concedidos anualmente em seis categorias – manufatura, serviços, pequenas empresas, educação, saúde e organizações sem fins lucrativos.
O Japão foi o primeiro País a instituir um Prêmio Nacional de Qualidade, em 1951, quando criaram o Prêmio Deming de Qualidade.