O principal papel da Orientação Educacional será ajudar o aluno na formação de uma cidadania crítica, e a escola, na organização e realização de seu projeto político pedagógico. ... O projeto pedagógico da escola precisa ser feito de forma a ser cumprido, apresentando um projeto de inclusão compatível com a instituição.
O orientador pode contribuir com a formação do aluno em sala de aula, discutindo a gestão dos conflitos do dia a dia, os chamados conteúdos atitudinais. Nesses encontros, são tratados os problemas que interferem na aprendizagem do grupo e colocam em risco a qualidade da convivência.
Ajuda a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica. Trabalha em parceria com o professor para compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles.
Na Lei 9394/96, o trabalho da Orientação Educacional não é tido como obrigatório, mas ao se falar da formação de profissionais de educação, no artigo 64, o orientador educacional é citado e deve obter sua formação em nível superior ou pós-graduação.
O Serviço de Orientação Educacional (SOE) atua na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio com o objetivo de perceber, de acompanhar, de ajudar e de orientar cada aluno no seu desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem.
A orientação educacional surgiu nos Estados Unidos, na primeira década do século XX, por meio da orientação profissional. Foi incluída nas escolas pelo educador Frank Parsons, com o objetivo de orientar os alunos para a escolha profissional. ... Foi necessário, então, criar um órgão especializado em orientar os alunos.
O Serviço de Orientação Educacional (SOE) atua na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio com o objetivo de perceber, de acompanhar, de ajudar e de orientar cada aluno no seu desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem.
Enquanto o trabalho do orientador educacional é focado nos estudantes, o do supervisor tem como base os professores. É sua responsabilidade guiar e motivar os docentes, inclusive criando condições para que os educadores continuem em formação e realizem processos de atualização.
Atribuições do orientador educacional Segundo o decreto-lei nº 72.846/73, que regulamenta o trabalho do orientador educacional, são atribuições desse profissional: Planejar e coordenar o funcionamento do serviço de orientação educacional em nível de escola e comunidade, dos órgãos do serviço público federal, estadual e autárquico.
Como o orientador educacional está em contato direto com os alunos e os professores, ele pode observar quando existe algum problema que mereça atenção especial. Assim, é capaz de indicar a necessidade de procurar o atendimento especializado em alguma área, a partir de sua perspectiva pedagógica.
Na década de 80, a orientação educacional ganhou um novo viés, visando promover uma orientação voltada ao coletivo, preocupando-se não só com a formação profissional, mas também com a formação política e social dos alunos. A partir de 1990, a orientação educacional não apresentou novas conquistas em relação à legislação.
Entender a atuação de um orientador educacional vai ser bom para você por dois motivos: primeiro, porque, independentemente dos seus planos de carreira e área de atuação, esse profissional pode ajudá-lo. Com as técnicas pedagógicas e psicológicas certas, ele pode auxiliar a nortear seus estudos e sua escolha profissional para além da faculdade.
Quando os registros escritos se tornam fontes históricas?
Precisa de lacre na placa Mercosul?
Como o hip hop influenciaram na cultura brasileira?
Como disfarçar a barriga do homem?
Como fazer o cadastro no Sindec?
O que fazer para eliminar o excesso de proteína no organismo?
Que fatores interferem na escolha alimentar de uma pessoa?
Como se cadastrar na Steam no celular?
Como o historiador sabe o que ocorreu no passado explique?
Qual a língua falada em Zanzibar?
Como faço para me inscrever na Herbalife?
O que acontece com os músculos dos idosos?
Tem algum site de relacionamento?
Porque não consigo emparelhar meu Apple Watch?