Um diagrama mostrando o ciclo das rochas. 1= Magma , 2= cristalização(congelamento das rochas);3= Rochas ígneas ; 4= erosão ; 5= Sedimentação ;6 = Rochas sedimentares ; 7= Enterro tectônico e metamorfismo ; 8= Rochas metamórficas ;9= fusão .
O ciclo das rochas é o processo de transformação das rochas, que mudam sua composição mineralógica e propiciam a existência de seus três principais tipos: magmáticas, metamórficas e sedimentares.
Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão. A rocha magmática produzida recebe o nome de intrusiva.
É considerado um ciclo porque está sempre se renovando, embora nem sempre de maneira repetitiva. Existem três tipos principais de rochas: ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares. Considerando que a Terra forma um sistema dinâmico, é importante considerar, então, que elas estão constantemente se transformando.
Cristalização (congelamento das rochas): com o resfriamento do magma, ocorre a cristalização dessa massa mineral, o que dá origem as rochas chamadas de magmáticas (ou ígneas).
38 curiosidades que você vai gostar
Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares.
Para que as rochas metamórficas tornem-se ígneas é necessário o seu derretimento – etapa denominada de fusão. Com o aumento da pressão e calor da terra, as metamórficas começam a derreter, produzindo as lavas. Depois, ocorre o resfriamento e solidificação desse material, formando as ígneas.
O ciclo das rochas geralmente era atribuído pelo Geólogo James Hutton,a partir do século XVIII. O ciclo das rochas fez parte do Hutton pela sua frase: "Nenhum vestígio de um começo, e sem perspectiva de um fim,se,em especial para o ciclo das rochas e a natureza cíclica prevista de processos geológicos".
O ciclo das rochas constitui um modo sintético de representar as inúmeras possibilidades pelas quais, ao longo do Tempo Geológico, um tipo de rocha pode transformar-se em outro. Esse ciclo, que leva milhões de anos para acontecer, é responsável pela renovação e transformação da litosfera terrestre.
A. Hutton entendeu o intemperismo e erosão, a deposição de sedimentos, como rochas sedimentares e ígneas (granito) foram formadas, que rochas são soerguidas, e que tudo isso leva bastante tempo – tempo que hoje é chamado de “tempo geológico”. ... Ciclo das Rochas”!
As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas formas: fabricação do concreto (brita), material de revestimento, ornamentação (mármores), etc.
Rochas Ígneas
Também chamadas de magmáticas, são rochas que se formaram pelo resfriamento e solidificação de um magma. Magma é o material em estado de fusão que existe abaixo da superfície terrestre e que pode extravasar através dos vulcões (passando então a se chamar lava).
Formação das rochas metamórficas
Rochas metamórficas são formadas por mudanças mineralógicas ou físicas de rochas preexistentes (ígneas, sedimentares ou mesmo metamórficas), provocadas por aumento de pressão e temperatura.
Ao longo de milhões de anos o sedimento aumenta, endurece e se torna rocha sólida. O arenito é uma rocha sedimentar que se forma desse modo. A rocha sedimentar também pode se formar a partir dos restos de animais ou de plantas.
Numa rocha são necessários, por exemplo, 106 bilhões de anos para que metade do samário original (147Sm) se transforme em neodímio. Portanto, a meia-vida do samário é de 106 bilhões de anos (106 Ga ou 106.000 milhões de anos).
Existem diferentes tipos de rochas, sendo elas: rochas ígneas ou magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.
Conheça os principais tipos de rochasRochas ígneas extrusivas ou vulcânicas.Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas.Gnaisse.Ardósia.Mármore.
A camada de rochas na superfície da Terra está, há milhões de anos, exposta a mudanças de temperatura e à ação da chuva, do vento, da água dos rios e das ondas do mar. Tudo isso vai, aos poucos, fragmentando as rochas e provocando transformações químicas.
Ígneas ou Magmáticas
O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra.
Quando a Terra começou o processo de esfriamento, muitos minerais se solidificaram e formaram as primeiras rochas do planeta - as rochas magmáticas. Os gases e vapores que escaparam do resfriamento dos minerais deram origem à camada de ar que envolve a Terra: a atmosfera.
Os três grandes grupos de rochas que compõem a crosta do planeta Terra, quanto à sua natureza, são: o das rochas magmáticas ou ígneas, o das metamórficas e o das sedimentares. As magmáticas ou ígneas formam-se da consolidação do magma. Quando formadas em profundidade, são chamadas de intrusivas ou de plutônicas.
Os minerais das rochas formadas a profundidade e que atingem a superfície por ação da erosão ou por efeito de erupções vulcânicas modificam-se. Ocorre alteração. Da mesma maneira, por efeito de afundamento, as rochas vão sendo sujeitas a altas temperaturas e elevadas pressões, transformando-se. É o metamorfismo.
São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química.
As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo.
O processo de sedimentação ocorre também na natureza, e ocorre através da sedimentação (deposição em camadas) de partículas sólidas de rochas provenientes da erosão, ou seja, da ação do vento sobre as rochas, montanhas e paredões que existem na natureza. ...
O que é osmose no sentido figurado?
Onde o rato gosta de se esconder?
Qual a média do preço do gás no Brasil?
Como é o sistema excretor dos artrópodes?
Como ser fluente em inglês sozinho grátis?
Quais são as circunstâncias atenuantes?
Como se deve conduzir uma entrevista de trabalho?
Qual a diferença entre sentença e decisão interlocutória?
Como consultar extrato do Seguro-desemprego?
Qual o melhor para sinusite loratadina ou desloratadina?
Como saber se o aluno concluiu o ensino médio?
Qual é a função do requerimento?
Quais as consequências da Revolução Industrial para a sociedade?