Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas alguns deles se tornaram mais famosos no Brasil, como é o caso de Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô e Iansã.
Mas, quantos Orixás existem?Exú – Mensageiro.Oxalá – Orixá da paz.Ogum – Orixá da guerra.Oxóssi – Orixá da caça e da fartura.Xangô – Orixá do fogo e do trovão.Omolú – Orixá das doenças e das curas.Logun Edé – Orixá da caça e da pesca.Oxumaré – Orixá da chuva e do arco-íris.
Obatalá (em iorubá: Obàtálá) ou Orixanlá (em iorubá: Òrìsànlá) na África, "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia iorubá, é o criador dos humanos.
Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás. No conjunto das religiões afro-brasileiras, os orixás podem assumir diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota.
Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.
40 curiosidades que você vai gostar
Conheça os OrixásEXU – Santo Antônio, São Bartolomeu. ... OGUN – São Sebastião (BA), São Jorge (RJ). ... OXOSSI – São Sebastião (RJ), São Jorge (BA). ... Ossain CAAPÓRA – Divindade protetora dos animais = OSSONHE (Ossãe)Obaluaiê – Omulu – São Lázaro, São Francisco (BA). ... Oxumaré – São Bartolomeu. ... Ewá
Caboclos (Caboclos feiticeiros)Pretos-velhos (Pretos-velhos quimbandeiros)Exus.Pombajiras.Crianças (Exus Mirins)Marinheiros (Piratas)Boiadeiros (Gaúchos · Mineiros)Baianos (Cangaceiros · Pernambucanos)
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
O orixá Obaluaê é o mais temido entre todos, afinal ele é o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, ou seja, seus poderes incluem os maiores medos dos seres humanos.
1. Iyalorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai-de-santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
Nanã Deusa da lama e do fundo dos rios, associada à fertilidade, à doença e à morte. É a orixá mais velha de todos e por isso muito respeitada.
Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Orixás são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas, sendo ligados à família e aos clãs. No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá. Os orixás detêm axés vinculados à natureza.
Diferenças entre o Candomblé e a Umbanda
Há incorporação somente de entidades, mas o orixá não fala, não dá consulta, só dá o axé (benção). Somente o pai e/ou mãe de santo dão conselhos e consultas através do Ifá, dos búzios. Tem incorporação de entidades encarnadas, ou seja: de espíritos que já viveram na terra.
Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.
Muitos são filhos de Exu e não sabem
Existe um problema muito comum: o estereótipo de que Exu é o diabo. Por esse preconceito errôneo, muitas vezes alguns pais-de-santo evitam dizer aos consultantes que são filhos desse Orixá, para não assustar a pessoa. Por isso, acabam atribuindo a eles um outro orixá de cabeça.
Por ser muito reservado seu temperamento é compulsivo e violento, por isso ninguém ousa irritá-lo e a ele devemos todo o respeito. Sendo assim, ele é considerado em todas as nações de religião afro, como o mais temido e perigoso dos Orixás.
Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho.
Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.
Conheça os 9 orixás da UmbandaOgum. Ogum é representado por São Jorge, protetor contra guerras. ... Oxum. Orixá das mulheres, da fertilidade, do ouro e do amor. ... Oxalá Este é o maior orixá da Umbanda, está abaixo apenas de Olorum, Deus supremo. ... Iemanjá Rainha do mar é a Iemanjá, na Umbanda. ... Xangô ... Iansã ... Omolú ... Oxossi.
Em 1925, portanto, dezessete anos após a fundação da Umbanda, Leal de Souza apresentou pela primeira vez a codificação das sete linhas. Outras variações das sete linhas foram apresentadas posteriormente, ao longo da história da religião, conforme novas escolas foram surgindo, mas sempre mantendo-se o número de sete.
As 7 linhas da Umbanda são as linhas dos orixás e suas legiões que os auxiliam no contato com os desencarnados, através de passes, aconselhamentos e trabalhos.
Como tirar seu voto em uma enquete no Facebook?
Como tratar criptococose em humanos?
Como acessar a conta da vivo pela internet?
Como pedir uma promoção para o chefe?
Onde pegar o certificado parcial do Encceja?
Como conseguir o diploma de Ensino Médio?
Como tirar a segunda via do diploma?
Como usar o crédito oferecido pelo Mercado Pago?
Onde fica a jugular do cachorro?
Como solicitar certificado Uninove?
Como pegar dinheiro emprestado no mercado pago?
Como passar pelo fantasma no Pokémon Fire Red?
Como é feito o cálculo do IPTU de Goiânia?
Como pegar o Squirtle no Pokémon Fire Red?
Como pegar o Raikou no Pokémon Fire Red?