Água pluvial é a água provinda das chuvas, que é colectada pelos sistemas urbanos de saneamento básico nas chamadas galerias de águas pluviais ou esgotos pluviais e que pode ter tubulações próprias (sendo chamado, neste caso, de sistema separador absoluto, sendo posteriormente lançada nos cursos d'água, lagos, lagoas, ...
Ambos são adjetivos que caracterizam a origem da água: no caso de pluvial a água é oriunda da chuva, e fluvial dos rios. Essa diferenciação é muito importante principalmente em questões de geografia, quando as palavras são relacionadas a fenômenos climáticos ou até mesmo tipos de transporte.
Segundo Oliveira (2007), os sistemas de coleta e aproveitamento de água de chuva em edificações são formados por quatro componentes básicos: áreas de coleta; condutores; armazenamento e tratamento.
Entretanto, por ser ser proveniente da chuva, essa água não é considerada potável em seu estado original, pois pode conter partículas de poeira, fuligem, sulfato, amônio e nitrato, como já foi dito. Portanto, se não for tratada antes, essa água não é adequada para beber.
Galeria de Drenagem é um sistema voltado para a coleta e condução dos dejetos liquidos e sólidos da drenagem urbana. O espaço urbano recebe toda sorte de materiais que são lançados nos telhados, calçadas, ruas e avenidas.
Isso acontece porque a tubulação da rede de esgoto foi dimensionada para receber somente o volume de resíduos líquidos gerado pelas residências. A presença da água da chuva, assim, sobrecarrega o sistema de coleta de esgoto e pode até provocar o rompimento das tubulações.
adjetivo Relativo à chuva; que provém da chuva; pluviátil.
O escoamento pluvial superficial consiste no percurso que as águas provenientes das chuvas na superfície, devido à precipitação, que é umas das etapas do ciclo hidrológico (CARVALHO; SILVA, 2006).
O sistema de águas pluviais é composto dos seguintes dispositivos: coleta ou captação, condutores, escoamento superficial, rede de coleta subterrânea e externa.
O sistema de captação de água da chuva, também chamado de Cisterna, é um processo que consiste em um reservatório que capta e armazena água da chuva para ser utilizada, mais tarde, para uso doméstico.
A água da chuva veicula sempre fragmentos (bocados) (pedaços de folhas, raminhos, insectos, etc.), a formação de lodo no fundo é inevitável. Isto é ainda mais verdadeiro se árvores encontram-se à proximidade ou se o telhado for musgoso.
Seja como for, a recuperação das águas de chuva vale sempre a pena. Encontrará no comércio sistemas a ligar num algeroz, mais precisamente sobre o que se chama o tubo de descida. Os modelos sofisticados possuem um filtro que retem as folhas mortas, que deixa passar apenas uma água limpa.
Isso significa que a chuva pode ter diferentes processos de formação, assim como características diferentes, sejam essas quanto à intensidade, duração, grau de acidez, e presença ou não de trovoadas. Cada tipo de chuva também está associado a uma determinada época do ano ou às características do seu lugar de ocorrência.
Quem nasceu em 2004 se alista quando?
Qual o melhor suco para barriga inchada?
Como colocar 1 25 no parágrafo?
Como é a dor da síndrome do intestino irritável?
Quem trabalha em escala 4X2 tem direito a feriado?
Porque a família real foi obrigada a abandonar Portugal?
Como recuperar a sensibilidade da pele?
Como saber se é só gripe ou Covid?
Pode usar Bluetooth no avião Latam?
Como energizar pulseira de pedras?
O que é exemplo de texto argumentativo?
Porque não devo comprar seguidores?
Quanto é um ingresso do Rock in Rio 2022?