A origem da Amazônia, assim como das florestas tropicais modernas, pode ser uma consequência do impacto do grande asteroide que caiu na Terra no final do período Cretáceo e extinguiu os dinossauros. A conclusão é de um estudo publicado na semana passada (2), na revista Science.
Segundo a hipótese atualmente mais aceita, a extinção em massa de 75% das espécies de animais e plantas da Terra, incluindo os dinossauros, no final do período Cretáceo (Extinção K-Pg) foi causada pelo impacto contra nosso planeta de um asteroide com tamanho entre 10 a 15 km de diâmetro, 66 milhões de anos atrás.
Localizada na Península de Yucatán, no México moderno, essa cratera se estende por cerca de 180 quilômetros. O impacto que criou Chicxulub está ligado ao evento de extinção do Cretáceo-Paleógeno, que matou os dinossauros e muitas outras espécies, de acordo com o estudo.
Cientistas descobrem origem do asteroide que extinguiu os dinossauros. Cientistas do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, no estado americano do Texas, descobriram a provável origem do asteroide Chicxulub, que é tido como o responsável pela extinção dos dinossauros, ocorrida há 66 milhões de anos.
10 dinossauros super esquisitos que provavelmente você nunca ouviu falar
Estima-se que a massa principal pese cerca de 60 toneladas, e é o maior meteorito conhecido (num único fragmento) e o mais maciço objeto de ferro de ocorrência natural que se conhece à superfície da Terra....Meteorito Hoba.
Classe | meteorito |
---|---|
Coordenadas | 19° 35′ 33″ S, 17° 56′ 01″ L |
Após o evento da extinção em massa, os únicos dinossauros que sobreviveram foram as aves.
A cratera de Chicxulub apoia a teoria postulada pelo falecido físico Luis Alvarez e seu filho, o geólogo Walter Alvarez, de que a extinção de numerosos grupos de animais e plantas, incluindo os dinossauros, poderia ter sido o resultado do impacto de um bólide (Extinção Cretáceo-Paleogeno).
Asteroide que extinguiu os dinossauros. A hipótese mais conhecida para a extinção dos dinossauros é que um imenso asteroide caiu na Península de Yucatán, no México, originando a cratera de Chicxulub. No entanto, não se sabe ao certo o que aconteceu após o impacto.
O estudo também confirmou que aquele foi o local da queda do meteoro pela grande quantidade de Irídio presente no solo, um metal extremamente raro de ser encontrado no planeta, mas que é bastante comum em corpos celestiais.
Evidências sugeriam que o meteoro poderia ter sido um pedaço de um asteróide muito maior que se fragmentou numa colisão no espaço distante há mais de 160 milhões de anos.
Novos dados coletados e modelos feitos pelos pesquisadores mostram que a poeira criada pelo meteoro (conhecido como Chicxulub, como a cratera), rica em enxofre, gerou chuvas ácidas que caíram nos oceanos e deixaram as águas ácidas, gerando uma destruição para a vida marinha tão grande quanto a destruição para a vida em terra firme.
Quais são as principais características do dogmatismo?
Como Registrar um filho fora do casamento?
Quais são os efeitos do lançamento tributário?
O que acontece depois do cumprimento de sentença?
Quantas Copinha tem o Corinthians?
Pode usar dois cristais ao mesmo tempo?
Quanto custa um corte de cabelo feminino 2021?
Qual é a função da cutícula no cabelo?
Qual é a desvantagem da energia geotérmica?
Quais são os efeitos do negócio jurídico?
Quais os fenômenos da inflamação?
Como consultar escolaridade pelo site do MEC?
Como iniciar Desenvolvimento 1?
Por que a temperatura aumenta na termosfera?
Quais documentos precisa para sacar o FGTS rescisão?
Quais são os custos indiretos de fabricação?