A potência da inibição de recaptação da serotonina é variada, assim como a seletividade por noradrenalina e dopamina 2. A sertralina e a paroxetina são os mais potentes inibidores da recaptação 2.
Os inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS ou SSRI) são uma classe de fármacos usados no tratamento de síndromes depressivas, transtornos de ansiedade e alguns tipos de transtorno de personalidade. Os ISRSs aumentam a concentração extracelular do neurotransmissor serotonina no corpo e no cérebro.
O efeito antidepressivo ocorre pelos inibidores seletivos da recaptação da serotonina, que agem impedindo a retirada da serotonina da fenda sináptica, local onde esse neurotransmissor exerce suas ações. Desse modo, a serotonina permanece disponível por mais tempo, causando melhora no humor dos pacientes.
A serotonina atua no cérebro regulando a ansiedade, aumentando a felicidade e melhorando o humor e, por isso, baixos níveis desta molécula podem causar ansiedade e levar à depressão.
Inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs) Tais fármacos inibem a recaptação da serotonina (5-hidroxitriptamina [5-HT]). Os ISRS incluem citalopram, escitalopram, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina, sertralina e vilazodona.
Os inibidores da monoamina oxidase (IMAOs) são psicofármacos com diversas finalidades terapêuticas para transtornos psiquiátricos, dentre eles depressão maior refratária ao tratamento. Seus representantes são a Isocarboxazida, Moclobemida, Fenelzina, Selegilina e Tranilcipromina.
Indicações: tratamento da depressão e, a longo prazo, para prevenir a recorrência de novos episódios de depressão nos casos de depressão recorrente; tratamento de pacientes com transtorno de pânico com ou sem agorafobia e para o tratamento de pacientes com transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
Como reduzir os níveis sanguíneos de serotonina?
Antagonistas e Inibidores da Recaptação de Serotonina ou AIRSs (Inibidor de Recaptação de Antagonista e Serotonina ou SARIs em Inglês) são um tipo de antidepressivo atípico e relativamente novo, caracterizado por ter um mecanismo de ação incomum e aparentemente contrário ao modo como outros antidepressivos funcionam.
Mostrar especialistas Como funciona? Olá! Alguns antidepressivos funcionam como inibidores da recaptação de serotonina. A recaptação é um mecanismo que o neurônio realiza para retirar o neurotransmissor (no caso, serotonina) da fenda sináptica.
Os inibidores do transportador da serotonina são usados em caso de depressão leve ou grave, ataques de ansiedade ou de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e distúrbio bipolar. Entretanto, nesse último, o uso de ISRS pode acarretar, ou induzir, a fase maníaca .
Os medicamentos que aumentam os níveis de serotonina actuam através de diferentes mecanismos: a inibição do metabolismo da serotonina, o aumento da sua produção ou da sua libertação, ou pela inibição da recaptação deste neurotransmissor.
Como eliminar microsporum canis?
O que é bom passar no banco de couro?
O que é uma lesão osteocondral?
Como ir de ônibus de Viracopos para São Paulo?
Qual a melhor vitamina para quem tem lúpus?
Quanto tempo para o linfonodo desaparecer?
O que causa botulismo em aves?
Como aliviar o stress de forma natural?
Como deve ser feito o tratamento das mudas de banana?
Quantos custa para ir para Santorini?
Como acabar com o hálito cetônico?
Como saber se estou tendo um edema de glote?
Por que o melasma é mais comum no rosto?
Quais sintomas de mastite em vacas?