Qual o direito de uma gravidez no trabalho?

Pergunta de Vítor Gabriel de Costa em 03-10-2025
(48 votos)

Estabilidade provisória A partir do momento da gravidez, a gestante não pode ser desligada da empresa sem justa causa. Esse benefício é garantido desde o início da gestação, até 120 dias após o parto, sem prejuízo do emprego e do salário.

Qual a carga horária de uma gestante no trabalho?

Gestantes deverão ter em mente o seguinte:

Transportar regularmente cargas de cinco quilos ou, ocasionalmente, de dez quilos, também deve ser evitado. Além disso, trabalhar 8,5 horas por dia ou 90 horas em duas semanas não deve ser excedido.


Como funciona a lei que afasta gestante do trabalho?

Os deputados rejeitaram emenda do Senado ao Projeto de Lei 2058/21, do deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO), que muda a Lei 14.151/21. Essa lei garantiu o afastamento da gestante do trabalho presencial com remuneração integral durante a emergência de saúde pública provocada pela pandemia.

Quais os direitos da gestante na nova lei trabalhista?

Principais direitos da gestante1- Estabilidade provisória.2- Reintegração ou indenização.3- Realocação de função.4- Dispensa para consultas médicas.5- Licença-maternidade.6- Ampliação do período de repouso.7- Salário-maternidade.8- Intervalos para amamentação.

Até quando vai a lei da gestante?

Durante o período, ela deve receber o salário-maternidade desde o início do afastamento até 120 dias após o parto. Se a empresa fizer parte do programa Empresa Cidadã de extensão da licença, o benefício se estende por 180 dias.

Quais são os direitos trabalhistas das gestantes? | Momento Papo de Mãe


33 curiosidades que você vai gostar

Como ficou a lei das gestantes 2022?

Sancionada com vetos lei sobre retorno de gestantes vacinadas ao trabalho. Gestantes com esquema vacinal completo contra o coronavírus devem retornar ao trabalho presencial. É o que determina a Lei 14.311, de 2022, publicada com vetos, nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial da União.

Quando as gestantes voltam a trabalhar na pandemia?

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16/2) projeto que muda regras sobre o trabalho de gestantes durante a pandemia, prevendo sua volta ao presencial após imunização. A proposta será enviada à sanção presidencial.

Como funciona o afastamento de gestante na pandemia 2021?

O texto modifica a Lei 14.151, de 2021, que prevê o afastamento de empregadas gestantes das atividades presenciais durante a pandemia. E determina que elas deverão ficar à disposição do empregador por meio de teletrabalho, recebendo normalmente o salário.

Quem paga o salário da gestante afastada?

Salário de gestante afastada pela pandemia pode ser pago pelo INSS.



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2025 - todasasrespostas.com