Há tempos que o microondas passou a ser um eletrodoméstico indispensável para a rotina familiar, já que ele vem facilitando muito a vida de quem não poder perder tempo e precisa ter agilidade na cozinha. Além de proporcionar rapidez no preparo e aquecimento dos alimentos, também diminui os gastos com o gás de cozinha.
Há uma lenda urbana que o forno de micro-ondas causa câncer, entretanto isso não é verdade. Ainda não é comprovado cientificamente que essas ondas possam causar o aparecimento de um tumor. Além disso, esse eletrodoméstico é construído por meio de técnicas que impedem o vazamento dessa radiação.
Segundo a OMS, a utilização do microondas para aquecer alimentos não traz qualquer risco para a saúde, mesmo durante a gravidez, porque a radiação é refletida pelo material metálico do aparelho e fica contida no seu interior, não se espalhando.
As vantagens de um micro-ondas
A maior vantagem de ter um forno de micro-ondas na cozinha é a agilidade para fazer o almoço, o jantar, um lanchinho da tarde, ou descongelar alimentos. ... Outra grande vantagem é que os alimentos conservam os seus nutrientes. Os legumes, por exemplo, são cozidos no vapor.
Nos alimentos, o uso do microondas causa: a criação de substâncias cancerígenas pela transformação de suas moléculas; a redução na bio-compatibilidade de seus nutrientes (minerais e vitaminais); uma perda entre 60% e 90% da energia; a diminuição de seu valor proteico e a criação de radicais livres.
19 curiosidades que você vai gostar
De fato, o microondas funciona por radiação, mas existem mecanismos de proteção que impedem que pessoas ou alimentos sejam afetados de forma nociva. Sendo assim, ficar parado na frente do microondas não dá câncer.
A radiação microondas é um tipo de energia eletromagnética com freqüência na faixa de 103 a 104 MHz. Essa radiação não-ionizante causa migração de íons e rotação de dipolos, mas não causa mudanças na estrutura molecular1.
Para quem preza pela rapidez e pela praticidade na hora de aquecer ou mesmo descongelar alimentos, o melhor forno é o micro-ondas. Isso porque o aquecimento ou a cocção dele se dá por meio de ondas eletromagnéticas, as quais se propagam no vácuo, em uma velocidade média de 300.00km/s.
Micro-ondas X Forno elétrico
Ele demanda mais energia ao ser ligado, já que as resistências precisam de alguns minutos até alcançarem temperaturas mais altas. No entanto, isso é compensado pelo fato de que os salgados demandam menos tempo dentro do aparelho, e apresentam um resultado final bem mais satisfatório.
O consumo de energia é relativamente alto e quase todos irão operar em 220v. Rapidez é a alma do negócio por aqui. Os Micro-Ondas servem muito bem para aquele tipo de pessoa que vive atarefado e precisa esquentar alguma coisa “para ontem”. ... Com isso o consumo de energia é baixíssimo se comparado ao de um Forno Elétrico.
Já a radiação emitida pelo micro-ondas é não ionizante. Ou seja, possui uma baixa frequência, que não tem potencial para alterar o DNA. “Elas servem apenas para aquecer”, arremata Furukawa. Claro que, se essa radiação fosse apontada diretamente para o nosso corpo, poderia provocar queimaduras.
Segundo a pesquisa atual, nenhum efeito negativo à saúde está associado à água fervente no microondas. Portanto, da próxima vez que você precisar ferver a água rapidamente, use um microondas.
Café, chocolate e carne vermelha já foram considerados prejudiciais à saúde cardiovascular. No entanto, passaram para o outro lado, após estudos científicos. Assim, reduzir os alimentos a maus elementos pode fazer com que deixemos de lado propriedades importantes que eles também carregam.
O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, radiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o processo de formação do câncer.
Coloque uma maçã em cima da porta dividindo entre a porta e o micro-ondas com a porta fechada e ligue por 1 minuto, se ela cozinhar é porque estão escapando as micro-ondas.
O Bisfenol, quando aquecido, pode ser transferido para a refeição e causar danos à saúde, como câncer e aborto.
Em um mês de cinco semanas, você irá usar 5 vezes o forno por uma hora inteira. Logo: 2,8 kw/h x 5 horas = 14 Kwh/mês. Colocando o preço na conta: 14Kw/h x R$0,24868 = R$3,48 pelo uso do forno. Nesta comparação, o forno elétrico ainda é mais econômico do que o chuveiro.
Forno Elétrico
O consumo médio dos fornos isolados é 0.67kWh e os fornos sem isolamento consomem em média 0.91kWh.
Diferentemente do forno elétrico, que funciona por aquecimento, o micro-ondas atua por meio de ondas eletromagnéticas, que fazem as moléculas dos alimentos se agitarem e, com isso, serem cozidas ou esquentadas. Essas características o tornam indicado para descongelar alimentos ou requená-los, quando já preparados.
Forno convencional e elétrico
Já o forno elétrico é ideal para aquecer pães, salgados e empanados. Com essas dicas incríveis você vai conseguir esquentar corretamente os alimentos e ter aquele sabor de comida fresquinha sempre.
Usando o forno
Coloque a comida num recipiente que possa ir ao forno. Cubra-a com papel-alumínio e aqueça em forno baixo. O tempo varia de acordo com o seu forno e a quantidade de comida, Uma dica: para que o alimento não resseque, coloque outro recipiente com água dentro do forno.
Celulares e radiação não ionizante
Em outras palavras, elas têm baixa frequência e baixa energia, e não causam danos ao organismo humano, como os raios-X. De acordo com o National Cancer Institute, "não há atualmente nenhuma evidência consistente de que a radiação não-ionizante aumente o risco de câncer em humanos.
Um forno de microondas pode durar bastante tempo, mais de 10 anos. Mas para isso é preciso ter cuidado na limpeza e na manutenção do aparelho. Rubens Fortes, especialista no assunto, tem dicas bem legais.
4 materiais que não podem ir ao micro-ondas (e você pode estar usando!)Alguns tipos de plástico. Alguns tipos de plástico, quando aquecidos, liberam substâncias como, a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. ... Papel-filme. ... Isopor. ... Alumínio. ... Prefira cerâmica e vidro.
Quantos pavimentos um arquiteto pode construir?
Quantas pessoas existiam no mundo em 1900?
O que acontece logo após a penhora online?
Quem é mais forte Goku ou Omni-Man?
Quantas vezes um bebê de 8 meses dorme por dia?
Porque Scott perde os poderes?
Como saber se a competência é absoluta ou relativa?
Qual o decreto que regulamenta a lei do exercício profissional?
Quanto o SBT pagou pela Copa América?
Como calcular correção monetária e juros de mora Excel?
Como perder gordura do quadril e coxas?
Qual é o número de nêutrons em cada isótopo do hidrogênio?