A massa corrida é utilizada em ambientes internos e externos, mas será diferente dependendo do local de aplicação. Para áreas internas usa-se a massa PVA e para as externas, a versão acrílica.
A massa corrida acrílica é um alternativa para aplicar em áreas externas que estão mais vulneráveis as ações de sol e chuva, pois oferece propriedades selantes e niveladoras. O acabamento da parede com massa corrida acrílica fica perfeito e uniforme, encobrindo as imperfeições do reboco.
A massa corrida PVA nunca deve ser empregada em superfícies externas, pois não resiste satisfatoriamente à umidade.
A massa acrílica, ao contrário da corrida, é muito mais resistente à umidade. Por isso é a mais indicada para áreas internas e externas. Só é preciso ter cuidado em uma coisa: a pintura da superfície. Isso porque o resultado só é satisfatório se a tinta utilizada por cima da massa também for acrílica ou emborrachada.
Agora você já sabe que as melhores massas corridas do mercado são:SUVINIL - Complemento Suvinil Massa Corrida (1,4 kg)CORAL - Massa Corrida PVA (1,5 kg)EUCATEX - Massa Corrida PVA (1,45 kg)CORAL - Massa Acrílica (1,5 kg)SUVINIL - Massa Acrílica (5,7 kg)
26 curiosidades que você vai gostar
Massa Acrílica
Por apresentar maior durabilidade, ela é também a melhor opção para áreas externas e fachadas de casas e prédios. Podendo, inclusive, ser exposta às intempéries. Para que seja feito o acabamento ideal nesse tipo de massa, recomenda-se a aplicação de tintas acrílicas.
Como emassar parede: passo a passoCubra os móveis e pisos com papelão.Lixe toda a parede e tire o excesso de poeira.Aplique o selador.Aplique a primeira e a segunda demão de argamassa.Faça a finalização passando a lixa novamente e tirando o excesso de poeira.
A tinta acrílica, assim como a tinta látex PVA, também deve ser diluída em água e possui secagem rápida. A diferença entre ambas é que a tinta acrílica possui resinas acrílicas em sua fórmula, o que faz com ela seja altamente impermeável, tornando-se ideal para pintura de áreas externas.
Massa acrílica: características inconfundíveis
Essa massa para pintura além de realizar a regularização e uniformização é muito mais resistente a umidade protegendo o local aplicado e por isso é comumente usada em fachadas de casas, lojas, prédios ou escolas.
“A massa corrida PVA deve ser usada para regularizar superfícies porosas de alvenaria, como o reboco, e corrigir superfícies de alvenaria para uma repintura”, explica Ricardo Martins de Sá, instrutor de formação profissional do Senai e especialista em efeitos decorativos.
Depois do selador é necessário aplicar a primeira demão de massa corrida, usando espátula e desempenadeira de aço. Se a parede foi bem rebocada e não contém muitas imperfeições a aplicação é mais tranquila e uma fina camada já é o suficiente.
Já a massa corrida, também chamada PVA, é indicada para superfícies internas à base de concreto, alvenaria, gesso ou fibrocimento. Como não é resistente à umidade, não deve ser usada em áreas úmidas nem em ambientes externos.
A massa corrida não suporta bem a presença de água.
Quando isso acontece, ela passa a absorver muita água e acaba se “desmanchando”. Toda essa água absorvida tenta evaporar e acaba “empurrando” a tinta, dando surgimento às bolhas.
A massa corrida é aplicada após a argamassa, para dar acabamento na parede, deixando ela bem lisa. Após a sua utilização desse produto, a parede deve ser lixada para evitar ondulações e imperfeições. O gesso é o material usado para dar acabamento e decorar os ambientes.
Lata (28 Kg): até 84 m2 Lata (27 Kg): até 80 m2 2 a 3 demãos. Lata (25 Kg): até 75 m2 Ao toque: 40 minutos. Galão (5,7 Kg): até 17 m2 Entre demãos: 3 horas ¼ Galão (1,4 Kg): até 4 m2 Final: 4 horas.
PRODUTO: MASSA NIVELADORA
É uma massa acrílica com excelente poder de enchimento indicada para substituir o reboco em paredes de tijolos cerâmicos ou blocos de boa qualidade com assentamento bem feito. Também pode ser usado para nivelar e corrigir imperfeições em paredes de alvenaria em geral.
A massa acrílica é mais resistente à umidade e, por essa razão, é mais indicada para áreas externas e molhadas (como banheiros, cozinhas e área de serviço). Ela é muito usada em fachadas de prédios, casas, lojas e escolas, por exemplo.
Sim, é possível usar massa acrílica para esconder os azulejos e os rejuntes. As vantagens desse método são a economia de tempo e de dinheiro. “Escapa-se do quebra-quebra e o resultado é excelente em superfícies que não têm contato direto com água”, explica a arquiteta carioca Aline Mendes (tel.
Tenha cuidado com a limpeza e lixe bem antes e depois de aplicar a massa acrílica; Verifique se a parede também está bem higienizada, retirando o pó com um pano úmido antes da parede receber a tinta.
Tinta PVA. A tinta PVA, também conhecida como látex PVA, é a mais utilizada em paredes internas. É preciso, porém, tomar cuidado na hora da limpeza, pois, se esfregar muito com um pano úmido, a tinta pode sair. Logo, não a utilize em áreas externas, pois ela não é resistente à chuva.
A pintura é aplicada em excesso, fazendo com que a camada de tinta fique demasiada espessa para a cura adequada e secagem. Muitas vezes, causado pela tentativa de aplicar uma demão com tinta espessa demais sem necessidade em uma superfície porosa demais.
Tudo sobre seladores de parede
Suas funções são, basicamente, uniformizar a superfície e impedir que a alvenaria absorva a tinta — situação muito comum em paredes novas, pois costumam possuir alto poder de absorção.
Tem Cross-play no Rainbow Six Siege?
Como deve ser a paramentação cirúrgica?
O que as orquídeas mais gostam?
Pode levar o celular na Unicamp?
Como calcular salário regime parcial?
Onde Vem a senha do cartão Caixa?
O que é superfície esférica e esfera?
Por que os astecas faziam guerras?
Qual a diferença entre o CFOP 1202 e 5202?
O que o filósofo entende por paradigma?
Porque a embreagem fica com cheiro de queimado?
Quem comprou o Cruzeiro foi a XP?
Como transferir tattoo do papel para a pele?
Qual a importância de se situar no lugar?
Qual a diferença entre relação de trabalho e relação de emprego?
Quando surgiu o canto coletivo?