1) arestas e contornos visíveis (linha contínua larga, tipo de linha A); 2) arestas e contornos não visíveis (linha tracejada, tipo de linha E ou F);
A linha tracejada costuma ser feita em contornos não visíveis, como a aresta traseira de um cubo em perspectiva ou um rebaixo na face oposta mostrada em uma vista.
Para a indicação destas partes não visíveis, usa-se uma linha tracejada estreita.
Tipos de linhas em desenho técnico
A norma ABNT/NBR 8403 determina quais são os tipos de linhas que devem ser usados em desenhos técnicos. Elas são usadas em 3 espessuras: grossa, média e fina. O grau de espessura vai depender do objeto que será desenhado na planta.
São as arestas do objeto que naquela vista, NÃO se apresenta visível ao Observador. contornos existem; eles deverão ser representados.
28 curiosidades que você vai gostar
É possível ocultar ou exibir as arestas nas vistas de desenho de alta qualidade (não na qualidade de rascunho). As arestas ocultas são visíveis. Você pode acessar esse recurso no menu de atalho ou na caixa de diálogo Propriedades da vista de desenho.
Assim como há alguns tipos de linhas diferentes:Linha reta;Linha reta vertical;Linha reta horizontal;Linha reta inclinada;Linha curva;Linha quebrada;Linha ondulada;Linha espiral.
As linhas de centro são representadas por traços finos separados por pontos (o comprimento do traço da linha de centro deve ser de três a quatro vezes maior que o traço da linha tracejada). É a partir da linha de centro que se faz a localização de furos, rasgos e partes cilíndricas existentes nas peças.
Linha é a trajetória definida pelo movimento de um ponto no espaço; um conjunto de pontos que se sucedem uns aos outros, numa seqüência infinita; elemento visual que mostra direcionamentos, delimita e insinua formas, cria texturas, carrega em si a idéia de movimento.
As linhas simples podem ser retas ou curvas. - Retas - são as linhas que seguem sempre a mesma direção. - Curvas - são as linhas que estão sempre em mudança de direção, de forma constante e suave.
Linha continua larga: Para arestas e linhas visíveis: Page 3 Linha Tracejada Estreita: Para arestas e contornos não visíveis. É uma linha tracejada que indica as arestas não-visiveis ao observador, as arestas que ficam encobertas pelo corpo do próprio elemento.
A linha de ruptura mostra o local onde o corte está sendo imaginado, deixando visíveis os elementos internos da peça. A linha de ruptura também é utilizada nas vistas ortográficas.
Em um desenho técnico que foi executado dentro das normas vigentes no Brasil, o contorno visível do objeto, suas arestas ocultas e seus eixos de simetria são representados respectivamente com que tipos de linhas? Linha contínua, linha tracejada e linha traço e ponto.
DE LINHA E ESCRITA
7) A NBR 16861 define os tipos básicos de linhas, conforme apresentado na Tabela 3. A norma também estabelece subtipos de linha, de acordo com a espessura: estreita, larga e extralarga.
A linha é uma ordem em que pessoas, objetos ou figuras são colocados ao lado ou em linha reta. Uma divisão vertical de fatos, números ou quaisquer outros detalhes com base na categoria, é chamada de coluna. As linhas cruzam, ou seja, da esquerda para a direita.
As linhas de chamadas devem terminar: a) sem símbolo, se elas conduzem a uma linha de cota (Figura 3); b) com um ponto, se termina dentro do objeto repre- sentado (Figura 4); c) com uma seta, se ela conduz e ou contorna a aresta do objeto representado (Figura 5).
A linha de simetria indica que são iguais as duas metades em que o modelo fica dividido. Essa informação é muito importante para o profissional que vai executar o objeto representado no desenho técnico.
A normas determinam que as arestas que estão ocultas em uma determinada direção de observação sejam representadas por linhas tracejadas. Observando a peça por cima, obtemos a vista superior, que também é chamada de planta. Na vista superior, a superfície marcada em azul fica oculta na direção indicada.
A cotagem, no sentido mais estrito, é a representação gráfica no desenho das características de um elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. A cotagem normaliza o intercâmbio das informações entre as diversas partes envolvidas no projeto.
- Vista de frente ou alçado principal: a projecção do objecto no plano vertical. ... A representação num mesmo plano destas 3 vistas resultado rebatimento de cada plano de projecção segundo as respectivas rectas de intersecção (Fig.
A linha de simetria indica que são iguais as duas metades em que o modelo fica dividido. Essa informação é muito importante para o profissional que vai executar o objeto representado no desenho técnico.
Conceitualmente, uma seção é uma superfície resultante da interseção de um plano secante com a peça. Distinguem-se dos cortes por representarem somente a interseção do plano secante com a peça, não englobando aquilo que se encontra além desse plano.
Existem peças não simétricas que os detalhes internos se concentram numa área específica, não sendo necessário realizar um Corte Total da peça. Nestes casos, é utilizado o Corte Parcial. Consiste em assinalar a representação do posicionamento do plano de corte na vista mais adequada.
Recurso utilizado para garantir a leitura de peça especiais quando representada em corte. É representada pela ausência de hachuras e é usada para destacar certos detalhes em corte como: nervuras, braços, orelhas, dentes de engrenagem.
O que é preciso para trabalhar com Marketing Digital?
Como ser aprovado nas pesquisas do SurveyRewardz?
Quanto custa ser Au Pair na Holanda?
Como usar medidor de temperatura?
O que é um agente especial da Polícia Federal?
Como funciona o motor elétrico de um liquidificador?
Qual o salário de um biólogo em Portugal?
O que é o metabolismo da glicose?
Como virar blogueira de moda no Instagram?
O que é o modo temporário do Instagram?
Como funciona um motor de dois tempos Brainly?
Qual a chance de uma pessoa pobre ficar rico?
O que precisa para ser aprovado no ProUni?
Como funciona o leme de navio?
Qual a vantagem do motor de 3 cilindros?
Como ser um beta tester do Starlink?