Esse sistema de tratamento é feito durante um mês, com um intervalo de no máximo uma semana entre uma fase e outra, de acordo com o estado dos seus fios: muito danificados, pouco danificados ou saudáveis. Sim, cabelos saudáveis também precisam de cuidados!
Quem está pensando em fazer o cronograma capilar também pode se perguntar quantas vezes por semana é preciso lavar a cabeça. A verdade é que não existe uma regra que funcione em todos os casos, já que isso depende de fatores como nível de oleosidade do couro cabeludo e tendência ao ressecamento.
A ordem, via de regra, é nutrição, hidratação e reconstrução. Quem só tem os fios ressecados pode fazer apenas a hidratação seguidamente.
"É permitido usar produtos de linhas distintas. O que deve ser pensado, por exemplo, é que não se pode comprar um shampoo para fios cacheados e o condicionador para lisos porque o efeito não será como o esperado", explica.
Sete dias é a periodicidade média que o cabelo pede hidratação. Cabelos mais ressecados podem requisitar um intervalo menor; os mais oleosos, um intervalo maior – 20 dias, aproximadamente. Porém, o tempo médio é de uma semana entre uma hidratação e outra.
45 curiosidades que você vai gostar
Embora os cabelos mais danificados possam ser hidratados com mais frequência, o ideal é não fazer isso todos os dias. Exagerar nesse cuidado pode fazer o seu cabelo ficar pesado e sem movimento - causando o efeito oposto ao objetivo da hidratação - chamado de efeito rebote.
Frequência ideal
Hidrate os cabelos pelo menos uma vez por semana. Se não puder ir ao salão, não tem problema: use uma máscara indicada para o seu tipo de cabelo e faça o tratamento em casa mesmo. O importante é não deixar de hidratar os fios semanalmente.
Dentro de cada etapa do cronograma capilar, é importante usar pelo menos a máscara de tratamento com função de nutrição, hidratação e reconstrução. No entanto, vale a pena complementar os cuidados com outros produtos como shampoo, condicionador e creme de pentear que tenham a mesma função da máscara usada.
somente shampoos com sulfatos mais fortes podem removê-los. ... Pode ser usado mais de um tipo de shampoo para cada etapa do cronograma ou necessidade do cabelo,por exemplo. Um hidratante para etapas de hidratação e reconstrução e um transparente para etapa de nutrição.
"Dependendo do cabelo podemos misturar vários tipos de finalizadores, não existe nenhum que não possa ser usado aliado com outro. Você pode usar, por exemplo, um anti-frizz com um termoativo junto", explicou a cabeleireira Tatiana Rocha, do Nilcéia Rocha Coiffeur.
Fazer um teste de porosidade é o primeiro passo para montar o cronograma capilar. A partir disso você consegue ver se o cabelo está saudável ou não, já que é a porosidade é o que define a capacidade do fio em absorver nutrientes.
Sempre comece pela hidratação. O cronograma capilar tradicional estabelece 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução por mês. Mas caso seu cabelo precise mais de nutrição que hidratação, por exemplo, você pode aumentar o número de uma e reduzir o da outra.
É importante que a reconstrução seja feita antes da nutrição ou da hidratação para garantir que sejam percebidos os resultados desses procedimentos. Para lavar: usar shampoo para limpeza profunda, sem sal.
O cronograma capilar pode ser realizado por até 6 meses, sendo possível parar durante 1 mês, onde basta usar shampoo, condicionar e creme para pentear, caso ache necessário, e depois pode-se retornar ao cronograma. Algumas pessoas não tem necessidade de parar a cronograma porque o cabelo não fica pesado, nem oleoso.
Por quanto tempo devo fazer o cronograma capilar? A duração do cronograma capilar também é individual, dependendo do estado do fio e de quais tratamentos ele precisa. Pode demorar entre um e três meses, mas na terceira sessão já é possível começar a sentir resultados.
A periodicidade da nutrição capilar
De maneira geral, cabelos saudáveis podem ser nutridos uma vez a cada 15 dias, mas se você tem cabelos cacheados, crespos ou que sofram alguma alteração química com frequência, a nutrição capilar pode ser feita até duas vezes por semana.
Para que o cabelo receba a quantidade certa de nutrientes sem sobrecarregá-lo, vale apostar também no shampoo da linha Mythic Oil, de L Oréal Professionnel, enriquecido com óleo de argan e extrato de mirra para que os fios sejam nutridos e hidratados enquanto higienizados.
Quais são os produtos para fazer cronograma capilar?Máscaras de hidratação. As máscaras de hidratação são capazes de repor a água dos fios e, ainda, os nutrientes que fazem parte da formulação do creme utilizado. ... Máscaras de nutrição. ... Óleo de coco. ... Queratina. ... Vitaminas para cabelos.
Se você lavar os cabelos todos os dias, nos dias foras da sua agenda você deve usar apenas o shampoo e o condicionador normalmente. Os dias [do cronograma] podem ser alterados desde que haja pausa de 48 horas entre cada etapa”, explica o hairstylist.
Depois de fazer qualquer etapa do cronograma capilar com as máscaras de tratamento, a expert da INOAR indica, sempre, aplicar um condicionador para fechar as cutículas dos fios.
Fazer descoloração ou coloração, alisamento e luzes, por exemplo, assim como exagerar no uso de secador, chapinha e babyliss não anulam totalmente os efeitos do cronograma, mas atrapalham a intensidade e a durabilidade dos resultados, já que são práticas que deixam o fio mais sensibilizado e suscetível ao ressecamento ...
Ou seja, se os seus fios estão muito danificados, é recomendável utilizar o shampoo reconstrutor mais de uma vez na semana. Já para os cabelos menos danificados e que precisam de uma reconstrução leve, você pode usar o shampoo uma vez na semana ou a cada 15 dias para não pesar muito nos fios.
Em termos bem gerais, o indicado seria hidratar os fios uma vez na semana. Essa é a frequência que cabelos normais precisam para terem os nutrientes e o nível de água reposto na fibra.
9. DEIXAR A MÁSCARA MAIS TEMPO NOS CABELOS POTENCIALIZA A HIDRATAÇÃO. Mito. Deixar a máscara de hidratação no cabelo por mais tempo do que o indicado na embalagem pode causar o mesmo efeito que aplicar o produto em excesso nos fios: ressecamento e falta de brilho.
Hidrate o cabelo após a reconstrução
Para não ficar com o cabelo enrijecido, o ideal é que na próxima lavagem você faça hidratação para repor a água dos fios, resultando em maciez e brilho. Lembre-se: a nutrição também deve estar em seu cronograma capilar!
Qual a diferença do WAR edição especial?
O que acontece quando o fígado está com gordura?
Como cortar uma palmeira muito alta?
Como saber a hora de colher o alho poró?
Como as pessoas se cumprimentam na Philippines?
Como guardar as roupas do bebê antes de nascer?
Onde guardar as sacolas plásticas?
O que fazer para o abacate não ficar preto?
Como fazer um bife ancho suculento?
Como fazer apresentação PowerPoint no Teams?
Precisa pagar para jogar na Gamers Club?
Quanto tempo dura mandioquinha congelada?
Como guardar batata frita na geladeira?
Como secar as folhas de boldo?