“Sortie de l'usine Lumière à Lyon” (ou “Empregados deixando a Fábrica Lumière”) é tido como o primeiro audiovisual exibido na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière. Do mesmo ano, ainda dos irmãos Lumière o filme “The Sprinkler Sprinkled”, uma pequena comédia.
Tudo começou com a fotografia. Isso mesmo, fotos! A primeira sessão de cinema de que se tem noticia aconteceu em Paris, em 1895. Para criar o filme foi necessário, primeiro, criar o cinematógrafo, uma máquina capaz de filmar e projetar imagens em movimento.
A história considera que foram as fitas exibidas pelos irmãos Auguste e Louis Lumière na primeira sessão pública do cinematógrafo, em 1895, em Paris. A história considera que foram as fitas exibidas pelos irmãos Auguste e Louis Lumière na primeira sessão pública do cinematógrafo, em 1895, em Paris.
E isso ocorreu sobretudo pela ação de artistas interessados em teatro, mágica (e ilusionismo) e todo tipo possível de efeito cênico. Um dos principais nomes dessa fase do cinema foi Georges Meliès, que dirigiu “Viagem à Lua”, em 1902, conseguindo com esse filme efeitos visuais verdadeiramente impressionantes para a época.
Uma última relação possível entre Cinema e História – para além de seu papel como expressão, representação e tecnologia – vincula-se ao facto de que o Cinema também pode corresponder a uma acção que interfere na História (não mais a História no sentido de campo do saber, mas a própria História realizada pelos homens na sua vida social).
Foi aí que se deu origem a uma nova arte e a uma nova linguagem por meio da edição de vídeo. A invenção da montagem foi o que permitiu que o cinema se desenvolvesse. Esse corte pode nos transportar, num piscar de olhos, a milhões de anos atrás, ligando a pré-história a um futuro imaginário, como na famosa cena de “2001 – Uma Odisseia no Espaço”.
Vale dizer, o cinema é produto da História – e, como todo o produto, um excelente meio para a observação do lugar que o produz, isto é, a sociedade que o contextualiza, que define a sua própria linguagem possível, que estabelece os seus fazeres, que institui as suas temáticas.
Quais os principais produtos cultivados pelos índios?
Qual o prazo para mudança de regime tributário 2022?
Quem é o vilão dos Jovens Titans?
Quantos livros os ingleses leem por ano?
Para que serve a Espada de São Jorge no quarto?
Quais as principais funções morfológicas da palavra que?
Tem alguma fruta com a letra Y?
Como criar um ambiente de desenvolvimento Java?
Qual faculdade fazer Para gerenciar?
Quem já morreu do filme Dirty Dancing?
Como pagar boleto com cartão de crédito Nubank?
Como fazer o teclado voltar ao normal?
Quais são as 5 grandes nações de Naruto?