Refere-se a um documento escrito por 26 educadores, em 1932, com o título A reconstrução educacional no Brasil: ao povo e ao governo. Circulou em âmbito nacional com a finalidade de oferecer diretrizes para uma política de educação.
O "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" consolidava a visão de um segmento da elite intelectual que, embora com diferentes posições ideológicas, vislumbrava a possibilidade de interferir na organização da sociedade brasileira do ponto de vista da educação.
O manifesto dos educadores "Mais uma vez convocados", reafirmação do "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", de 1932, veio à luz em 1 de julho de 1959. ... O manifesto prossegue reafirmando a educação como bem público e dever do Estado.
O movimento, também chamado de Escolanovismo ou Escolanovista, surge como forma de questionamento e contraposição aos moldes tradicionais utilizados na educação até então. Foi baseado em ideias de Jean-Jacques Rousseau, Heinrich Pestalozzi, John Dewey e Freidrich Fröebel.
No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.
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John Dewey, filósofo norte americano influenciou a elite brasileira com o movimento da Escola Nova. Para John Dewey a Educação, é uma necessidade social. ... A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século XX .
O Manifesto de 1959 é enfático e coerente: afirmava não pregar o monopólio do Estado na educação, mas a liberdade disciplinada. A prova disso era o crescimento contínuo de escolas particulares, já identificadas como ambiciosas quanto aos lucros e atuando como balcões de comércio, sob a indulgência dos poderes públicos.
O documento defendia ainda: educação como uma função essencialmente pública; a escola deve ser única e comum, sem privilégios econômicos de uma minoria; todos os professores devem ter formação universitária; o ensino deve ser laico, gratuito e obrigatório.
Entre suas principais reivindicações, o documento propunha uma nova função social para a educação como motor para redução de desigualdades. ... O principal alicerce do documento é o conceito de Escola Nova, movimento educacional que surgiu no fim do século XIX para renovação do ensino.
“O Manifesto Republicano defendia, em linhas gerais, o republicanismo democrático. Queria, antes de tudo, eliminar os privilégios de raça, sabedoria e posição. Mas não se referia nem à escravidão e sua abolição nem aos privilégios de gênero”, disse o cientista político Sérgio Abranches.
O Manifesto ocorreu no ano de 1932 e seus autores foram Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. ... b) Qual é a crítica feita pelo Manifesto à educação superior? Que a educação superior só não possa ter uma formação de profissional ou técnica mais que possa fazer que o educando possa transmitir e desenvolver suas ideias.
Entre as suas várias contribuições à educação, Freire desenvolveu um método de alfabetização de adultos, baseado no contexto de vida dos educandos, evocando um princípio muito caro à educação integral – de vínculo e atenção ao território e às identidades dos sujeitos.
Quais as principais ideias que permeiam o conteúdo do manifesto? Assinale a correta: A escola deve ser única, ou seja, a mesma para todos e não uma educação de classes; ensino leigo e obrigatório, educação como direito de todos e, por isto mesmo, o Estado deve garantir que escola seja pública e gratuita.
Fernando de Azevedo defendia que todos os níveis da educação fossem gratuitos, do ensino primário à universidade. É por isso que ele se engaja na criação da USP.
Resumo sobre manifesto
Por ser um texto dissertativo, apresenta a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Para fazê-lo, é preciso definir o tema, o público-alvo e os argumentos a serem utilizados para convencer esse público. Pode ser classificado em político ou artístico.
Tratarei do documento “Mais uma vez convocados: manifesto ao povo e ao governo” (1959), de autoria de Fernando de Azevedo, que contou com o apoio de escritores, cientistas, políticos, professores, estudantes, jornalistas e servidores da administração pública.
Em relação à educação básica, o que ficou como registro mais forte foi a publicação, em 1959, de um manifesto de educadores intitulado "Mais uma vez convocados". ... Sua bandeira, desde os anos 30, consistia na defesa, como direito dos cidadãos e dever do Estado, de uma educação pública, obrigatória, laica e gratuita.
Para ele, a escola não deveria formar apenas religiosos e eclesiásticos; defendia uma educação para todos e que fosse garantida pelo Estado, porém cristã, obrigatória, com nova organização nos currículos e na metodologia. ... Trata-se, portanto, de uma proposta atual e que tem reflexos na educação da atualidade.
A educação, na visão deweyana, é "uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar-lhe cada vez mais sentido e a habilitar as novas gerações a responder aos desafios da sociedade". Educar, portanto, é mais do que reproduzir conhecimentos.
Dewey propôs que a escola fosse um laboratório da vida social, “uma comunidade em miniatura,” já que ela refletia todas as nuances da sociedade. ... Desta forma, projetou na democracia, um meio de igualdade e de controle moral e pensou a educação como responsável pela formação de uma sociedade mais justa e mais humana.
A metodologia eclesiástica dos jesuítas foi substituída pelo pensamento pedagógico da escola pública e laica; criação de cargos como de diretor de estudos, visando a orientação e fiscalização do ensino; introdução de aulas régias, isto é, aulas isoladas, visando substituir o curso de humanidades criado pelos jesuítas.
Logrou desarranjar a sólida estrutura educacional construída pelos jesuítas, confiscando-lhes os bens e fechando todos os seus colégios. As reformas visavam a três objetivos principais: trazer a educação para o controle do Estado, secularizar a educação e padronizar o currículo.
III - A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil era voltada para a prática profissional seja de padres ou outros ofícios. Portanto, dedicava-se ao desenvolvimento de diversas práticas profissionais e tinha um caráter utilitário e de atenção aos interesses da sociedade.
O documento enaltece o exercício dos direitos dos cidadãos brasileiros no que se refere à educação, dentre eles podemos destacar: a educação pública, a escola única, a laicidade, gratuidade e obrigatoriedade da educação.
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