Análises preditivas usam dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning para identificar a probabilidade de resultados futuros, a partir de dados históricos. O objetivo é ir além de saber o que aconteceu para obter uma melhor avaliação do que poderá acontecer no futuro.
Um Modelo Preditivo é, de forma simplificada, uma função matemática que pode ser aplicada a uma grande quantidade de dados soltos, para que seja possível a identificação de padrões que possam mostrar tendências futuras.
Como fazer análise preditiva em 7 Passos
Análise Preditiva é um método de acompanhamento de um cenário específico em busca de previsão de possíveis tendências. Tem com base informações estruturadas, mineradas de uma ferramenta de Big Data. ... Com isso, as empresas contam com informações seguras e para avaliar a probabilidade de algum resultado.
A análise preditiva permite a antecipação de resultados e comportamentos por meio de técnicas, como mineração de dados, estatísticas, modelagem e inteligência artificial. Os padrões encontrados em dados históricos e transacionais podem ser usados para identificar riscos e oportunidades para o futuro.
Existem dois tipos de modelos preditivos, os supervisionados e não supervisionados. No primeiro são inseridos dados de entrada e de saída e o modelo busca relações entre os dados após uma fase de treinamento que permite identificar o nível de acerto da função matemática adotada.
Uma análise básica de sentimentos, a partir de documentos de texto, segue um processo relativamente simples:
As informações e dados do negócio estão dispostos como em um iceberg. Ou seja, superficialmente pouco intimidadores, mas, levando em conta toda sua extensão, determinantes.
Podemos definir resumidamente análise preditiva como a possibilidade de prever o futuro e também como a ideia de prever padrões do que podem ocorrer com a sua empresa. Através da tecnologia, que permite um exame profundo dos dados, também é possível entender as próximas tendências do mercado.
A análise preditiva é uma forma de usar o passado para projetar o futuro do seu negócio. Não se trata de futurologia, e sim de um cálculo preciso das probabilidades em qualquer cenário, com base no processamento de grandes volumes de dados.
Há várias abordagens possíveis, mas, via de regra, o conceito se baseia na criação de um modelo preditivo, ou seja, de uma função matemática que, quando aplicada sobre os dados, vai dar uma previsão sobre um problema.
A análise preditiva contribui para isso de um modo que muitas empresas nem sequer sabiam que era possível. Não que esse tipo de sistema seja à prova de falhas. Mas os números traçados nas análises costumam ser consistentes por terem como base o histórico de dados do próprio negócio.
Quantas vezes devo pedir perdão?
Qual é o principal objetivo da administração gestão financeira?
Qual é a diferença entre adoração e louvor?
Quando é feito o exame de retorno ao trabalho?
O que precisa para ser uma escola bilíngue?
Quantas horas tem o primeiro filme do Harry Potter?
Quais são as hashtags mais procuradas no Instagram?
Qual vitamina aumenta ferritina?
O que é um indicador em um plano de ação?
Qual a teoria da tectónica de placas?
Quais são as habilidades do coordenador pedagógico?
O que é preciso para nomear um procurador?
Como se deu o início das primeiras cidades?
Quantos dias para fazer a costa da Califórnia?
Qual é o objetivo de um planejamento?