Na Europa da década de 1930, a Guerra Civil espanhola não significava apenas disputa de poder entre espanhóis, mas era também uma guerra ideológica. A Alemanha nazista enviou parte de sua Força Aérea (Luftwaffe), a Legião Condor, e Mussolini mandou cerca 50.000 homens para combater ao lado dos Nacionalistas.
Espanha: Franco vence Guerra Civil.
A Guerra Civil Espanhola resultou de um confronto entre forças nacionalistas fascistas e comunistas, que passaram a disputar o poder na década de 1930. ... Seu regime ficou conhecido pelo autoritarismo de viés nacionalista e pelas perseguições aos comunistas e aos anarquistas que procuravam se articular dentro da Espanha.
36 anos
Guerra civil espanhola - Ditadura de Francisco Franco durou 36 anos.
O conflito proporcionou ao exército alemão testar e desenvolver suas potentes armas, que viriam a ser utilizadas na Segunda Guerra Mundial, com início no mesmo ano do fim da Guerra Civil da Espanha.
A Guerra Civil Espanhola é considerada um ensaio para a Segunda Guerra Mundial, pois serviu de campo de provas para as potências do Eixo e da URSS, além de colocar em conflito as principais ideologias políticas que até então conviviam na Europa: o fascismo, a democracia de tradição liberal e os diversos movimentos ...
Os primeiros tinham apoio militar da Itália fascista e da Alemanha nazista, que usou a Espanha como centro de experimentação de suas novas e potentes armas. Do outro lado, estavam as forças populares e democráticas.
A Guerra Civil Espanhola foi um conflito que aconteceu na Espanha entre 19 e foi motivada pela disputa do poder espanhol entre dois grupos: os republicanos, alinhados com a esquerda política e o comunismo, e os nacionalistas, alinhados com a direita e o nazifascismo.
A Frente Popular na Segunda República da Espanha foi uma coligação eleitoral e pacto assinado em Janeiro de 1936 por várias organizações políticas de esquerda, instigadas por Manuel Azaña com o propósito de participar nas eleições daquele ano.
O Franquismo foi um regime político ditatorial que vigorou na Espanha entre os anos de 19. Assim que se encerrou a guerra civil em território espanhol, teve início o maior conflito internacional do século XX, a Segunda Guerra Mundial.
Países democráticos como a França e Inglaterra não se envolveram no conflito. A Guerra Civil Espanhola deixou um milhão de mortes e incontáveis desaparecidos em três anos de combate. Com a vitória de Franco, milhares de republicanos tiveram que deixar a Espanha para não serem presos ou mortos.
Por isso, muitos historiadores apontam que a Guerra Civil Espanhola foi um "ensaio" para a Segunda Guerra Mundial. No dia 26 de abril de 1937 ocorreu uma das maiores tragédias da guerra.
Os nacionalistas venceram a guerra no início de 1939 e governaram a Espanha até à morte de Franco em novembro de 1975.
(UFRGS-2011) Um golpe militar na Espanha, comandado por Francisco Franco e contra o governo republicano, iniciou um grande conflito: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Considere as afirmações abaixo sobre essa guerra.