Leopoldina teve um aborto espontâneo e, enfraquecida, faleceu em 11 de dezembro de 1826.
A imperatriz Maria Leopoldina morreu no Palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, bairro de São Cristóvão, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1826.
29 anos (1797–1826) Maria Leopoldina de Áustria/Idade ao falecer
Palácio de São Cristóvão, Rio de Janeiro
Maria Leopoldina de Áustria/Local de falecimento
Maria Leopoldina faleceu, e d. Pedro resolveu casar-se novamente somente em 1829. Depois da morte da imperatriz, d. Pedro I afastou-se de sua amante, a Marquesa de Santos, e passou a procurar uma nova esposa na realeza europeia.
Leopoldina, nascida arquiduquesa da Áustria, princesa da Hungria e da Boêmia (etc.), foi a primeira esposa de Dom Pedro I e uma das construtoras da independência do País. Por seu casamento com D. Pedro, foi a primeira imperatriz do Brasil e, por dois meses, rainha de Portugal.
Leopoldina, nascida arquiduquesa da Áustria, princesa da Hungria e da Boêmia (etc.), foi a primeira esposa de Dom Pedro I e uma das construtoras da independência do País. Por seu casamento com D. Pedro, foi a primeira imperatriz do Brasil e, por dois meses, rainha de Portugal. ... Teve sete filhos com D.
RIO - Durante o Congresso de Viena, conferência entre embaixadores das grandes potências para redesenhar o mapa político europeu após a derrota de Napoleão, a arquiduquesa Leopoldina, aos 17 anos, só tinha uma preocupação: casar-se e, assim, não correr o risco de terminar seus dias na clausura de um convento.
Do relacionamento de Leopoldina e Pedro nasceram sete filhos, dos quais um deles foi Pedro de Alcântara, mais conhecido como d. Pedro II, imperador do Brasil entre 18.
As negociações iniciaram-se durante o Congresso de Viena, e, no caso dos portugueses, o casamento de d. Pedro foi a maneira pensada para finalizar as aventuras sexuais do filho do imperador português d. João VI.
Na época da morte de Leopoldina, Dom Pedro ainda estava envolvido com a amante, Domitila de Castro, a quem havia nomeado dama de companhia da esposa. Inclusive, boatos correram de que a imperatriz estava sendo envenenada por seu médico, a mando de Domitila.
"O que temos condições de dizer, hoje, é do que a imperatriz não morreu. Se houve mesmo uma briga por causa da traição de Dom Pedro I, ela não tem a ver com a morte de dona Leopoldina", comentou Fontes numa palestra ao Museu do Instituto Adolfo Lutz.
Além disso, seus últimos meses de vida foram muito sofridos: documentos dão conta de que Leopoldina, que estava grávida, vinha sofrendo de depressão profunda, que a definhou física e emocionalmente. O principal motivo seria o próprio marido.
Quais os melhores bairros para se morar em Maceió?
O que fazer para aumentar a taxa de ferritina?
Como faço para diminuir o zoom da tela?
O que significa eminência parda?
Quais os principais produtos agrícolas produzidos?
Quais os motivos geradores dos conflitos na África?
Como vejo minha avaliação no uber?