Para Hobbes, “o homem é o lobo do homem”. Ou seja, segundo sua tese da natureza humana, os indivíduos, buscando realizar seus interesses pessoais, acabariam criando uma constante guerra de todos contra todos (Bellum omnia omnes).
Thomas Hobbes defendia a ideia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado. O Estado não pode estar sujeito às leis por ele criadas pois isso seria infringir sua soberania.
Segundo a teoria de Hobbes, se o homem já nasce mau, ele não sabe viver em sociedade e precisa de um estado autoritário, que dite as regras, as normas de convivência. “Essa tese vai fundamentar sua visão de estado absoluto. A visão é de que homem não tem pretensão de ser social. Ele é mau, o que causa insociabilidade.
Na visão de Hobbes, o estado surge como uma instituição que assegura uma dada restrição à liberdade que cada indivíduo impõe a si mesmo, dentro de uma coletividade, como maneira de cessar o estado de guerra de todos contra todos.
Thomas Hobbes acreditava que o “homem era o lobo do homem”. O que Hobbes queria dizer com isso? a) Que o homem, assim como os lobos, relacionavam-se em alcateias, formando uma hierarquia em que o objetivo comum era a obtenção de alimento.
43 curiosidades que você vai gostar
Na visão de Hobbes, "o poder é sempre o mesmo em todas as formas [de governo], se estas forem suficientemente perfeitas para proteger os súditos" (Hobbes, 2003, p. 157). A natureza do poder soberano é inalterável quanto ao fato de ele pertencer a um (monarquia) ou mais homens (aristocracia), ou a todos (democracia).
O inglês Thomas Hobbes é considerado um dos pais da filosofia política. Sua obra-prima, O Leviatã, expõe a natureza antipolítica humana e a necessidade de, a partir de um contrato social, estabelecer um poder soberano que garanta a paz e a estabilidade.
A Filosofia Política de Thomas Hobbes apresenta-se como importante construção doutrinária do século XVII, a qual exerce forte influência na Teoria do Estado e do Direito nos séculos supervenientes, deixando suas marcas nos pilares do pensamento jurídico moderno.
Segundo Hobbes “ No pensamento Hobbeseano o medo é o motor chave para necessidade desse contrato. Ao viverem em Estado de Natureza, os homens estão propensos a sua imaginação, donde pela honra, eles ficam fadados a imaginar que a guerra entre eles não tem fim. Assim é o ideal do Homem, lobo do homem.
Como lidar com os conflitos na educação infantil?
Como agradecer um orçamento que não foi aprovado?
Como recuperar as músicas do Shazam?
Como deve ser a atuação do professor diante do aluno disléxico?
Como saber quanto tenho no CPF na nota?
Como resetar um telefone Intelbras?
Como os portugueses chamavam os primeiros habitantes do Brasil?
Como responder a um ofício do juiz?
Quais os fatores pessoais que influenciam a reação do consumidor aos vários estímulos de marketing?
Como fazer o campeão do LoL falar?
Quais são as palavras prefixo?
Como o homem começou a medir o tempo?
Como responder a um agradecimento em japonês?
Qual salário de um professor no Japão?
Como responder E-mail positivo de processo seletivo?
Como Identificar uma veia para punção?
Como o profissional da atenção básica pode atuar frente a um caso de violência?
Como responder pergunta com May?