UOL Esporte - Olimpíadas 2004. "O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade." Esse era o lema do educador francês Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin. A frase, entretanto, não é de sua autoria: teria sido pronunciada pelo bispo de Londres em um ato religioso antes dos Jogos de 1908.
Esta citação, que foi criada pelo Padre Didon, amigo do Barão Pierre de Coubertin, serve como lema do ideal olímpico e resume a postura que um atleta precisa ter para alcançar seu objetivo. Os atletas precisam se esforçar de modo a atingir e superar suas metas.
Seu objetivo, portanto, era "arrancar os jovens indolentes dos bares e torná-los pessoas de caráter e fisicamente em forma". Ele almejava um equilíbrio entre treino corporal e formação intelectual. Para concretizar suas ideias, Coubertin criou um Comitê de Propagação dos Exercícios Físicos na Educação.
“Citius, Altius, Fortius”
Este é o lema dos Jogos Olímpicos, e foi pensado por um amigo do organizador das edições da Era Moderna dos Jogos — Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin —, o padre Henri Didon, na ocasião em que criaram o Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894.
Jogos Olímpicos
Então, propôs que fosse reinstituída a tradição de realizar um evento desportivo internacional periódico, inspirado no que se fazia na Grécia antiga. Este congresso levou à constituição do Comitê Olímpico Internacional (COI), do qual o barão de Coubertin seria secretário geral entre (1896-1925).
38 curiosidades que você vai gostar
O lema original, em latim "Citius, Altius, Fortius", foi adotado pelo fundador dos Jogos modernos, Pierre De Coubertin, no século 19. A versão latina agora será "Citius, Altius, Fortius - Communis".
O Lema Olímpico "Citius, Altius, Fortius", que em Latim significa "mais rápido, mais alto, mais forte", foi criado pelo Padre Henri Didon, amigo do Barão Pierre de Coubertin, e adotado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) em 1894.
O lema agora será “Mais rápido, mais alto, mais forte – juntos” (Citius, Altius, Fortius – Communis, na versão latina).
Barão de Coubertin (1863-1937) era o titulo de nobreza do historiador e pedagogo francês Pierre de Frédy. Ficou conhecido por ter criado os Jogos Olímpicos Modernos. ... Com seus pais ultraconservadores, escondeu deles que, entre outros esportes mais nobres, lutava boxe.
Os valores atribuídos por Coubertin ao movimento olímpico foram: igualdade, equidade, justiça, respeito pelas pessoas, racionalidade, compreensão, autonomia e excelência.
Valores Olímpicos e ParalímpicosExcelência.Amizade.Respeito.
Citius, Altius, Fortius é o lema olímpico, criado pelo padre Henri Didon, quando o Comitê Olímpico Internacional foi criado em 1894, e significa “mais rápido, mais alto, mais forte”.
A tocha e a chama
A chama significa o anúncio da próxima celebração dos eventos e carrega uma mensagem de paz e amizade. Na cerimônia de abertura, a chama acende a Pira Olímpica, que permanece acesa durante toda a competição e é apagada ao final da celebração de encerramento.
A proposta de Coubertin foi apresentada na União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos (USFSA) em 1892. Nessa proposta, estava a pretensão de criar um comitê olímpico internacional diretamente inspirado nos antigos jogos realizados na cidade de Olímpia.
“O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade” é o lema não oficial dos Jogos Olímpicos. Ele foi introduzido também pelo Barão de Coubertin, mas também não foi criado por ele.
A chama olímpica representa a pureza da eterna juventude olímpica. Serve de elo entre o berço das Olimpíadas na Grécia e as cidades-sede, dos jogos contemporâneos. A tocha olímpica é acesa em uma cerimônia nas ruínas de Olímpia na Grécia. Raios de sol refletidos por um espelho dão origem à chama.
Pira olímpica é apagada na cerimônia de encerramento de Tóquio-2020.
A ideia do "fogo eterno" tem um fundo simbólico: a chama é acesa no santuário de Olímpia, na Grécia. Mas não vai só para a tocha. A chama também é passada para um lampião, que tem combustível para queimar por 15 horas. Quando o gás está acabando, uma lanterna igual é acesa com a mesma chama.
O que é Citius, Altius, Fortius:
Citius, Altius, Fortius é o lema oficial dos Jogos Olímpicos e significa “mais rápido, mais alto, mais forte”, na tradução do latim para o português. Em 2021, o COI decidiu incluir a palavra communis ("juntos") no final da frase.
Existem atualmente sete valores associados aos Jogos. Os valores olímpicos são: a amizade, a excelência e o respeito, enquanto os valores paralímpicos são: a determinação, a coragem, a igualdade e a inspiração.
Os ideais do Olimpismo são: a participação em massa; a educação por intermédio do esporte; a promoção do espírito coletivo, do intercâmbio cultural e da compreensão internacional; e a busca pela excelência.
Olimpíadas ou Jogos Olímpicos são competições de diferentes modalidades esportivas que são realizadas a cada quatro anos, onde participam atletas de todos os continentes do mundo.
São eles a amizade, o respeito, a excelência, a determinação, a coragem, a igualdade e a inspiração.
O Comitê Paralímpico Internacional destaca os quatro valores presentes no esporte. São eles: coragem, determinação, inspiração e igualdade.
Kayoko Takahashi, de 53 anos, foi presa após tentar apagar a tocha olímpica com uma pistola d água durante a passagem do símbolo pela cidade de Mito, na província de Ibaraki, a cerca de 100 quilômetros de Tóquio.
Como trabalhar com marketing digital pelo celular?
Qual é o melhor app para gestantes?
Como vencer o Seth em Street Fighter 4?
Como usar o Google Maps para navegação?
Como ganhar dinheiro com canetas?
Como pedir teste de paternidade na Justiça?
Como ganhar dinheiro na roleta?
Como ganhar dinheiro ajudando idosos?
O que fazer para ganhar dinheiro todo dia?
Como são os relacionamento de quem usa o celular em excesso *?
Quais as principais características de um alimento orgânico?
Quem nasceu no dia 15 de junho e que signo?
Como funciona o efeito dos antibióticos?
Como os americanos chamam os índios?
Como são produzidas as vacinas contra influenza *?