A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... Na Europa, o objetivo dos jesuítas era evitar o aumento do número de protestantes.
Os índios assimilavam os conceitos cristãos, mas conferiam significados estranhos às noções originais, o que levou à emergência de um cristianismo híbrido. ... Além disso, como eram poucos, os missionários repassavam aos índios diversas atribuições, como as tarefas de catequistas, sacristãos, músicos e fiscais da doutrina.
Em vez de simplesmente incorporarem o cristianismo, os indígenas realizaram um diálogo intercultural, modificando ou rejeitando conceitos trazidos pelos europeus.
As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. ... Além disso, os índios reunidos nesses aldeamentos não eram escravizados, como geralmente ocorria em outros lugares.
Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.
Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.
Os portugueses utilizavam-se da persuasão para trazerem os índios aos povoados, se por ventura os mesmos recusassem, o descimento não seria forçado, ao mesmo tempo, os jesuítas que dominavam a língua dos nativos procurariam convencê-los de que abraçar a fé cristã e ir para as aldeias era positivo e benéfico, pois ...
Essa visão, contudo, passou, nos últimos anos, por um aprimoramento, e, atualmente, sabe-se que os índios foram capazes de, em certa medida, adaptar a religião europeia à própria cultura, em um esforço de “diálogo intercultural”.
Os índios assimilavam os conceitos cristãos, mas conferiam significados estranhos às noções originais, o que levou à emergência de um cristianismo híbrido. Poder limitado Essa “barganha espiritual” começava nas “entradas missionárias”, prática que, provavelmente, remonta à atuação do padre Manoel da Nóbrega em São Paulo no século 16.
Além disso, como eram poucos, os missionários repassavam aos índios diversas atribuições, como as tarefas de catequistas, sacristãos, músicos e fiscais da doutrina. A delegação de funções, quase todas de caráter espiritual, restringia muito o poder dos jesuítas de impor suas ideias.
Historiador mostra como a doutrina católica enfrentou resistência dos nativos no início da colonização da América. Em vez de simplesmente incorporarem o cristianismo, os indígenas realizaram um diálogo intercultural, modificando ou rejeitando conceitos trazidos pelos europeus
Como se constitui uma servidão de passagem?
Como instalar Terminal no Linux?
Qual objetivo de trabalhar animais de estimação na educação infantil?
Como converter ângulos no Excel?
Como configurar o roteador Tp-link depois de resetar?
Como tirar extrato para Imposto de Renda no Nubank?
Como trabalhar plantação na educação infantil?
Como trabalhar o triângulo na Educação Infantil?
Como puxar tomada 220 para ar condicionado?
Como instalar a versão gratuita do SketchUp?
Como promover o respeito a todos?
Qual objetivo de trabalhar natureza na Educação Infantil?
Qual é a importância do multiculturalismo na educação?
Como trabalhar o tema saúde na sala de aula?
Como se comprovar a integralização do capital social?
Como executar o phpMyAdmin no Linux?
Como trabalhar as competências socioemocionais na educação infantil?